Protegendo seu WordPress contra spam nos comentários

protegendo-wordpress-comentarios-spam-topo

Spam nos comentários do WordPress são uma dor de cabeça que veem junto com o trabalho de administrar um blog. Assim que seu blog WordPress começa a ter uma tráfego um pouco maior, começam os inúmeros e-mails de notificações de comentários que quando você abre, em algumas situações nem se encontram no mesmo idioma do seu site. Mas então, o que você pode fazer em relação a todo este comentário spam?

Existem sim algumas medidas bem simples que você deve tomar em seu site WordPress para evitar que isso se torne um problema enorme. Enorme, porque além de todo aborrecimento, já vi sites com tanto comentário spam que a base de dados era 40% só dados desse tipo.

Ativar Moderação dos Comentários

É a primeira ação que você deve tomar para impedir que os comentários com spam cheguem a ser vistos pelos seus visitantes. Lembre-se que o objetivo desse tipo de comentário é criar um link do seu site para um site, que provavelmente não têm qualidade, e por isso os spammers buscam nessa tática uma forma de ganhar tráfego, e também um melhor posicionamento nos buscadores, porém essa tática é mais do que reprovada pelos buscadores, muitos como o Google penalizam sites que usam essa estratégia. Mas mesmo assim muitos usam essa tática com grande frequência.

Para ativar a moderação dos comentários no WordPress basta acessar sua área administrativa do WordPress, ir em Configurações > Discussão – então você terá todas as opções WordPress para administração dos comentários, entre elas as que ajudam na redução de spam nos comentários.

A imagem abaixo mostra uma configuração que é muito eficiente para reduzir o número de comentários spam e não obriga que você tenha que moderar todos os comentários no seu blog.

moderar comentarios wordpress

Com essa configuração, assim que um usuário postar um comentário, você será notificado por email para aprovar esse comentário. Quando esse mesmo usuário postar um novo comentário, esse novo comentário aparecerá imediatamente, sem que você tenha que moderar novamente, isso porque você já confia nele.

Mas se você acha perigoso confiar nos comentários de seus usuários e quiser um controle mais rigoroso, marque a caixa “Um administrador sempre tem que aprovar o comentário”.

Refinando a detecção de Spam com Plugins AntiSpam

Mesmo com essa configuração dos comentários você ainda vai ter uma quantidade considerável de comentários para moderar. Com o uso de Plugins AntiSpam você terá uma boa redução na quantidade de comentários indesejáveis aguardando sua moderação. Esses plugins consideram diversos fatores para determinar se um comentário é ou não um spam, até hoje não tiver problemas em um comentário real ser considerado um spam. Vejas os plugins mais usados para essa tarefa:

Akismet

akismet plugin antispam wordpress

Certamente o plugin mais usado para essa tarefa, e por isso é o que proporciona um nível de eficiência mais alto, pois ele compartilha a informação de milhares de blogs WordPress para avaliar se um comentário é ou não um spam. Para usá-lo você vai precisar se inscrever no serviço do WordPress.com, para então pegar a Chave API do Akismet.

Antispam Bee

plugin antispam comentarios wordpress

É um plugin também muito utilizado e mais simples de configurar. Não se preocupe pela página do plugin estar em Alemão, mas a configuração dele é em inglês.

Growmap Anti Spambot

plugin antispam comentarios wordpress

Este plugin irá adicionar uma caixa para o usuário marcar informando que ele não é spammer. Uma opção simples e que gera menos problemas do que obrigar o visitante a digitar um captcha. Além disso, assim como o Akismet possui uma boa fonte de dados com informações de spammers.

Atenção para o Spam Disfarçado

Uma nova técnica utilizada por spammers é deixar um comentário perfeitamente normal, onde usam a URL no nome de quem está fazendo o comentário. A melhor maneira de evitar essa tática é visitar a URIs das pessoas que deixam nos comentários antes de aprova-los e se a página parecer suspeita, apague o comentário totalmente ou deixe o comentário e exclua a URL.

Outra forma de impedir que seu site seja prejudicado caso alguma URL passe pelo seu controle de moderação é inserir o atributo rel=”nofollow nos links dos comentários. Para isso você precisa ter uma pouco de conhecimento no código e editar o arquivo responsável pelos comentários do seu template. Caso não se sinta confortável para usar essa estratégia você pode contar com plugins como Nofollow Links ou Smart DoFollow

Conclusão

É possível reduzir muito o número de comentários com spam que cheguem ao seu WordPress com o o uso destes plugins. E usando todas as dicas que dei neste artigo você não terá muito trabalho com esse tipo de problema.

Fonte: Escola Wordpress

Postagens Relacionadas