Mudar ícones dos Custom Post Types no WordPress 3.8

mudariconescustompost_topo

Como atualizar os ícones do Custom Post Types do novo WordPress.

No dia 12 de Dezembro a Equipe do WordPress liberou a sua mais nova versão, o WordPress 3.8 Parker, que é uma referência ao Charlie Parker, grande saxofonista de Jazz. Visualmente a versão 3.8 do WordPress foi a que trouxe mais mudanças, a começar pela belíssima renovação de design do painel que também passou a ser responsivo e acessível por todos os dispositivos móveis, o que é um grande avanço, já que não será mais preciso usar os aplicativos móveis para fazer moderação e criação de posts.

overview

A fonte do Painel agora é a Open Sans importada do Google Web Fonts e foram criados 8 novos temas super coloridos e vibrantes (em um próximo artigo iremos ver como mudar a cor desses temas) para deixar a sua experiencia de uso mais agradável e única e como de costume foi lançado um novo tema padrão: Twenty Fourteen além de novos ícones no menu.

colors

Esses novos ícones são do pacote Dashicons, um pacote de font para ícones que foi incorporada ao WordPress. Sua vantagem é a responsividade, já que o ícone se adapta a todo tamanho de tela sem serrilhar, é mais fácil de manipular a cor, posição e tamanho via CSS, o que torna sua aparência mais agradável. quem já acompanha o Tableless e lê os artigos do Mestre Jedi Diego Eis sabe bem disso, não é?

E para quem usa Custom Post Types no WordPress pode ter notado o sumiço dos ícones (ou quer atualizá-los), pois os Custom Post Types manipulam o conteúdo do WordPress possibilitando que você personalize-o a partir da sua necessidade em um projeto, criando por exemplo um Portfólio personalizado em seu site, um Cadastro de Clientes e etc, as possibilidades são infinitas. Sabendo disso o nome Custom Post Types passa até a ficar estranho, pois o WordPress quebrou esse limite de somente paginas e posts e agora manipula todo tipo de conteúdo, é Você quem manda! Se Você quiser saber mais sobre o assunto, leia esse excelente artigo aqui do Tableless:Custom Post Types no WordPress.

VAMOS À PRÁTICA

E agora Como adicionar esses novos ícones ao meu Custom Post Types? Eu já vi algumas poucas gambiarras soluções na internet e não achei nada conveniente. Logo descobri que era mais fácil do que eu imaginava e resolvi escrever este pequeno tutorial para mostrar o quão fácil é trocar o ícone de seu Custom Post Type por um novo e lindo ícone.

A Primeira coisa que se deve fazer é acessar seu arquivo functions.php e editar uma linha da função que cria o Custom Post Types (Nesse momento você deve ter plena certeza do que está fazendo, pois qualquer movimento errado em seu arquivo functions.php pode fazer seu site explodir sair do ar).

Nesse exemplo é a linha 7, onde está escrito: menu_icon

  1. $args = array(
  2. ‘labels’ => $labels,
  3. ‘public’ => true,
  4. ‘publicly_queryable’ => true,
  5. ‘show_ui’ => true,
  6. ‘query_var’ => true,
  7. ‘menu_icon’ => ‘/images/meu-icone.png’,
  8. ‘rewrite’ => true,
  9. ‘capability_type’ => ‘post’,
  10. ‘hierarchical’ => false,
  11. ‘menu_position’ => null,
  12. ‘supports’ => array(‘title’,'editor’,'thumbnail’)
  13. );

Se seu Custom Post Types está com algo assim:  ‘menu_icon’ => null , ou não tem esse campo, basta você adicionar dentro do array que está guardado na variável$args a linha ‘menu_icon’ => ” e agora vem a parte fácil. Você vai escolher seu novo ícone nesse site: http://melchoyce.github.io/dashicons/ e copiar seu nome, por exemplo: dashicons-wordpress e coloca-lo entre aspas simples depois de => ficando assim: ‘menu_icon’ => ‘dashicons-wordpress’.

dashicons

Nessa imagem troquei o ícone padrão de posts e dos Custom Post Types (Projetos e Destaque) para o dashicons-wordpress.

Feito isto, basta conferir no seu painel seu novo ícone.

Fonte: Tableless

Postagens Relacionadas