A Usabilidade é “filha” da Interação Humano-Computador (IHC) e “neta” da Engenharia de Software, carregando esse legado ao longo de sua evolução, podendo ser definida como o grau de facilidade com que o usuário consegue interagir com determinada interface.
Partindo da IHC, a usabilidade aborda a forma como o usuário se comunica com a máquina e como a tecnologia responde à interação do usuário, considerando as seguintes habilidades, de acordo com a norma ISO 9241:
Partindo da Engenharia de Software, a usabilidade é englobada dentro da qualidade e visa garantir uma parte da eficiência e eficácia do sistema. A eficiência refere-se a uma interação produtiva entre o usuário e o sistema, permitindo a realização de tarefas com menor esforço sob uma experiência agradável Download itunes music again. A eficácia pode ser entendida como a capacidade do sistema e da interface possibilitarem ao usuário a completude da tarefa e o alcance de seus objetivos no sistema.
A usabilidade se encaixa em qualquer tipo de projeto de interface, tendo amplitude diferente de acordo com a criticidade do projeto, ou seja, quanto mais crítico for o sistema, maiores serão as perdas caso ele não seja de fácil utilização e proporcione satisfação herunterladen. Ela deve ser pensada desde o planejamento do projeto, até a etapa de desenvolvimento e teste.
As empresas têm consciência da importância da usabilidade. Porém, muitas ainda a veem como um fator que só deve ser levado em conta durante o desenvolvimento se houver tempo e recurso, como se ela representasse um custo adicional, fora do que é essencial timetree app. Mas as empresas têm muito mais a perder ao minimizar a usabilidade dessa forma. De acordo com Cybis, Betiol e Faust (2007):
“Dependendo da frequência com que o software é empregado, os prejuízos para as empresas podem também ser expressivos, não só em decorrência do absenteísmo e da rotatividade do pessoal, mas também pela baixa produtividade, competitividade e menor retorno de investimento. Sistemas difíceis de usar implicam em erros e perda de tempo, fatores que se multiplicam com a frequência das tarefas e o número de usuários. A perda de dados e informações pode implicar na perda de clientes e de oportunidades rtl point 12 videos download. Acontecimentos deste tipo causam desde uma resistência ao uso do sistema até a sua subutilização e abandono completo, com o devido consentimento da empresa. O barato terá custado caro.”
A usabilidade pode ser abordada de diferentes formas ao longo do projeto:
Apesar de a usabilidade ser responsável por assegurar grande parte dos quesitos de experiência do usuário, ela possui duas grandes limitações:
Adaptando um gráfico apresentado durante a nnGroup Conference de 2008, podemos ver a usabilidade enquadrada da seguinte forma:
ABRAS, C.; MALONEY-KRICHMAR, D.; PREECE, J. User-Centered Design. In: Bainbridge, W. Encyclopedia of Human-Computer Interaction. Thousand Oaks: Sage Publications, 2004 fehler beim herunterladen youtube to mp3 converter.
CYBIS, W.; BETIOL, A. H.; FAUST, R. Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações. São Paulo: Novatec Editora, 2007. 344p.
SUMATHI, B. Chapter Three: User Centered Design Approach. Disponível em: http://dspace.fsktm.um.edu.my/bitstream/1812/214/8/Chapter%20Three.pdf Download music videos on youtube.
NIELSEN, J.; LORANGER, H. Usabilidade na Web: Projetando Websites com qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 406p.
OLIVEIRA NETTO, A. A. IHC – Interação Humano Computador: Modelagem e Gerência de Interfaces com o Usuário. Florianópolis: VisualBooks, 2004. 120p the physicist audiobook download for free.
PREECE, J.; ROGERS; Y.; SHARP, H. Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction. New York: John Wiley & Sons, Inc., 2002. 551p.
ROCHA, H. R.; BARANAUSKAS, M. C. C. Design e Avaliação de Interfaces Humano-Computador. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2007.
UX Revisions. The Difference Between Usability and User Experience. Disponível em: http://www.uxrevisions.com/user-experience-design/the-difference-between-usability-and-user-experience/18/
UX Revisions. User Experience vs User Interaction. Disponível em: http://www.uxrevisions.com/user-experience-design/user-experience-vs-user-interaction/16/
Usability Geek. The Difference (And Relationship) Between Usability And User Experience. Disponível em: http://usabilitygeek.com/the-difference-between-usability-and-user-experience/
NeoSpot. Usability vs. User Experience (UX). Disponível em: http://neospot.se/usability-vs-user-experience/
Interaction by Design. Usability vs. user experience. Disponível em: http://www.interactionbydesign.com/thoughts/thumbnails/00000050.html
Fonte: Tableless