Uma forma fácil e barata de fazer SEO existe?

uma-forma-facil-barata-seo-existe-topo

Recentemente, recebi duas mensagens de proprietários de web sites; ambos querendo resolver seus problemas de mau posicionamento. O primeiro buscava uma solução barata para isso, considerando que seu budget era baixo – embora proporcional para uma PME; o segundo, mais disposto a perder tudo, queria sugestões de softwares black hat para conseguir milhares de links. Em suma, o primeiro queria um SEO barato e o segundo queria um pseudo-SEO, a quem respondo com um conselho em forma de artigo.

Por que SEO é complexo

Um projeto de SEO não é nada simples, aliás por isso criamos uma metodologia própria de SEO para lidar com processos e entrega de resultados em prazos razoáveis. Chamamos Ciclo de SEO e, com ela, procuramos profissionalizar as etapas e garantir a boa continuidade do projeto de SEO. Observe a imagem abaixo:

png;base64e79af1f908f6be62

Cada uma dessas etapas pode contar com até cerca de trinta tarefas possíveis. Portanto, estamos falando de até 150 atividades envolvidas em um Ciclo de SEO, que dura cerca de três meses. É verdade que, no geral, essas tarefas pontualmente são simples, mas visto de uma maneira global, exigem senioridade e grande capacidade de decisão. São como os processos de uma indústria ou de qualquer empresa – todo mundo os conhece, mas é em sua otimização que se vêem os resultados.

A gestão de todos esses processos, naturalmente, não é simples e tem um alto custo envolvido, principalmente quando estamos lidando com uma média de até dez profissionais envolvidos em cada ciclo.

Há ainda um fator chamado know how, que é toda a base de conhecimento que os profissionais e/ou agência tem. SEO exige muita experiência, porque sempre estamos lidando com respostas que têm de ser rápidas (embora os resultados venham sempre em médio prazo). As empresas de SEO precisam estar sempre atualizadas e inovando internamente para conseguir lidar com um mercado e algoritmo dinâmicos.

Como se pode perceber, cada atividade de um projeto tem de ser cumprida à risca e na data programada; sem desculpas para atrasos, porque isso pode prejudicar todo um planejamento de SEO.

Profissionais qualificados são raros

O perfil dos profissionais de SEO é algo raro no mercado: pessoas com boa capacidade para analisar métricas e números e, ao mesmo tempo, trabalhar com comunicação, design e humanidades. Sabemos que as pessoas, na média, são boas em humanas ou em exatas, dificilmente nos dois, mas é indispensável que esse profissional de SEOtenha boas apitdões para lidar com números e com textos. Trata-se de um profissional que tem essas duas vocações bem equilibradas.

Em segundo lugar, após esse talento individual, é necessário um profundo conhecimento do funcionamento da Internet e de sites como um todo. Um iniciante não poderá lidar com todo um projeto de SEO facilmente e são raros os profissionais, mesmo quando têm maior experiência, que conseguem ter uma visão global de tudo aquilo que estão fazendo. E isso é indispensável em SEO.

A grande verdade é que profissionais que podem decidir considerando o curto e longo prazos são caros. E todo projeto de SEO exige, portanto, um profissional senior em todas as etapas de sua execução. Isso, ao meu ver, faz tornar pouco eficiente ter profissionais internos em uma empresa e o custo de contratar uma agência de SEO séria, naturalmente, pode parecer mais alto do que muitas empresas estão dispostas a investir.

O caminho mais fácil ou investimentos em médio prazo

A verdade é que o algoritmo do Google está a cada dia mais complexo e os concorrentes mais atentos a detalhes de um projeto de SEO. SEO está se tornando algo para os poucos que estão dispostos a fazer o investimento correspondente ao trabalho. Ao mesmo tempo, há enormes oportunidades de crescimento em todas as áreas porque são raras as áreas em que se está aproveitando o máximo potencial de seu mercado.

As soluções fáceis, como compras de links e qualquer tentativa de manipulação, para a “sorte” dos que fazem um trabalho sério e complexo, está se tornando irrelevante e, cedo ou tarde, geram uma punição. Portanto, o meu conselho é que faça SEO a sério ou invista o tempo e o dinheiro em outras soluções. SEO não é fácil; não é simples e não é barato.

Sem keyword stuffing, com todo o respeito.

Fonte: Imasters

Postagens Relacionadas