SEO-Velame: Tag TITLE, o nome da página

tag-title-o-nome-da-pagina-topo

 

Olá queridos leitores,
Tivemos bons comentários sobre o primeiro artigo SEO-Velame falando sobre “O que é SEO”. Para você que não leu o primeiro artigo convido a ler clicando no link “SEO-Velame: O que é SEO?”.

Hoje vamos falar sobre a tag html TITLE, um dos fatores mais importantes para a boa indexação no Google.

Para entendermos melhor a tag TITLE para SEO precisamos saber sobre técnicas ON-PAGE e técnicas OFF-PAGE.

TÉCNICAS ON-PAGE

São técnicas que são aplicadas nas páginas do site que está sendo trabalhado, ou seja, todas as técnicas SEO que serão aplicadas no próprio site.

Alguns exemplos são: TAGS, Redação SEO, Palavras em negrito, Keywords, Description, Tags Heading, e outras que veremos nos artigos SEO-Velame.

TÉCNICAS OFF-PAGE

São técnicas que são aplicadas fora das páginas do site trabalhado.

Exemplos de técnicas OFF-PAGE são Link Building, Idade do domínio, quantidade de links externos, qualidade de links externos e muitos outros.
Todas as técnicas serão abordadas e minuciosamente explicadas futuramente.

FINALMENTE A TAG TITLE

Para os que já estavam ansiosos para chegar na tag TITLE precisam saber que é preciso entender a estrutura básica do HTML que é formada por duas partes distintas: HEAD e BODY, que são cabeça e corpo (respectivamente).

Tudo que vier dentro de HEAD não aparecerá no corpo do site (ooooooooh), ou seja, na janela do site que fica o conteúdo e você pode interagir.

As tags HEAD e BODY tem tags filhas distintas e uma das tags filhas de HEAD é a tag TITLE, a nossa tag abordada de hoje.

Tudo que você escrever entre as tags TITLE será considerado o título da sua página (ooooooooh²) e aparecerá em três lugares:

  • Na barra inferior do Windows
  • Na barra do topo do navegador
  • Na aba do navegador

Já pensando em SEO a sua tag TITLE será o principal conteúdo na exibição dos resultados como você pode ver na imagem abaixo:

TITLE É O NOME DA PÁGINA

Antigamente existia o mau costume de enfeitar a tag TITLE e os sites utilizavam TITLES como ..::: Nome do site :::..

A sensação do Google quando olha esse site é a mesma que você tem quando está procurando uma pessoa no Orkut de nome Mauricio, porém não acha porque o mesmo colocou o nome dele como мαΰяісiинσσw

Primeiramente você precisa saber que cada página do site deverá ter um TITLE que diga exatamente o que essa página oferece, ou seja, se você está na página do Curso de WordPress então o TITLE com SEO deverá ser algo próximo a “Nome do Site – Curso de WordPress” que descreve exatamente o que a página oferece, portanto nada de colocar o mesmo TITLE em todas as páginas do site, pois é um erro não só de SEO, mas também de Padrões W3C.

O segundo ponto importante é que quanto mais palavras da busca existirem na sua TITLE, melhor é posicionado no Google. Exemplo: Supondo que apenas exista a condicional TITLE para melhor indexar no Google, se alguém buscar “pizza delivery Salvador“ uma página que tenha como TITLE algo próximo a “Pizzaria – Pizza Delivery em Salvador” será melhor indexado do que uma outra página que contenha como TITLE “Pizzaria – Pizzas deliciosas em forno à lenha”

8 DICAS PARA TITLE SEGUNDO A MESTRE SEO

  • Use o nome do site em todas as páginas (exemplo: Velame Cursos – BLOG sobre SEO, Velame Cursos | Curso de WordPress)
  • Ter no máximo 70 caracteres (indicado 60)
  • Use as palavras chaves trabalhadas, mas dentro do contexto (exemplo NEGATIVO: Velame Cursos – Curso PHP Salvador) (Exemplo POSITIVO: Velame Cursos – Curso de PHP em Salvador)
  • Se for usar frases, que sejam relevantes (exemplo anterior)
  • Deixe a frase separada do resto do título (exemplo: Velame Cursos – BLOG | O que é SEO)
  • O título deve descrever o que a página oferece
  • Mantenha um padrão (exemplo NEGATIVO: Velame Cursos – BLOG, Quem somos da Velame Cursos) (exemplo POSITIVO: Velame Cursos – BLOG, Velame Cursos – Quem somos)
  • Repita o título dentro da página, sem o nome do site (exemplo: se o TITLE for Velame Cursos – O que é SEO, dentro da página deverá ter algo do tipo O que é SEO, sem o nome do site Velame Cursos)

PARÁBOLA SEO

Imagine que você deseja comprar um novo Notebook com as seguintes características:

  • Core i7
  • 4gb de memória
  • HD de 500gb

Digamos que você chega a uma loja especializada apenas em notebooks e encontra 100 modelos diferentes dentro de suas respectivas caixas.

Você olha as caixas e nota que na embalagem de algumas já vem as especificações. Naturalmente, diante de 100 caixas, você vai focar em caixas que contenham Core i7 escrito, eliminando as demais e sobrando 20 caixas. Das 20 restantes você olha e 8 tem escrito 4gb de memória, sendo que dessas 8, 5 tem escrito também HD 500gb.
Você então analisará os 5 restantes e então decidirá qual comprará.

Com o Google não é muito diferente, ao pesquisar “Curso WordPress Salvador”, levando em consideração apenas a tag TITLE o Google exibirá nas primeiras colocações páginas que tenham as palavras buscadas dentro da tag TITLE, exemplo “Velame Cursos | Curso de WordPress em Salvador

Até a próxima

Postagens Relacionadas