• Ed. Salvador Trade Center
  • (71) 4042-1341​⁠​
  • (71) 98798-2767​⁠​

SEO-Velame: O que são Backlinks

SEO

 

O que são Backlinks

Backlinks são os links de outros sites que apontam para o seu site. O Google vê cada link como um voto e por isso quanto mais links mais popular é o seu site.

É importante saber que os votos não tem pesos iguais, ou seja, um site que tenha apenas 1 Backlink, porém esse Backlink tem um peso de 7, será melhor posicionado que outro site que possua 3 Backlinks, porém casa Backlink com peso 1.

O que define o peso de cada página é conhecido como Pagerank.

O que é Pagerank (rapidinho)

Tratar de Pagerank requer algo bastante aprofundado e por isso iremos ter um post específico sobre Pagerank no futuro.

De maneira breve, Pagerank é o peso, rank ou moral que o site possui com os buscadores. Quanto maior o Pagerank melhor será o seu posicionamento.

O valor do Pagerank vai de 0 a 10.

Confira o Pagerank de qualquer site no http://www.marketingdebusca.com.br/pagerank/

Outros fatores que influenciam o peso dos Backlinks

Além do Pagerank do site que está apontando para você, existem também outros fatores que influenciam no peso de cada Backlinks, entre eles temos:

Texto-Âncora

Texto-âncora é o texto que pode ser clicado e que levará o usuário ao seu site. Para quem conhece HTML o texto-âncora é o texto que estará entre as tags “<a>”.

Para o Google tem diferença entre o link “clique aqui” e um link “pizzaria em salvador” no caso de uma pesquisa por pizzarias em Salvador.

Portanto em algumas ocasiões, links contendo um menor Pagerank poderão ter um peso maior como na simulação abaixo:

  1. Uma pizzaria em Salvador faz uma parceria com um blog de massas que tem um Pagerank 3, porém no link que foi colocado no BLOG o desenvolvedor escreveu Conheça a Pizzaria “clique aqui”, sendo que o que está entre áspas é o link para o seu seite.
  2. Seu Texto-âncora foi “clique aqui”, portanto, considerando apenas Pagerank e Texto-âncora digamos que o peso desse link foi 3.
  3. Essa mesma pizzaria anunciou em outro BLOG, porém de receitas, que tem um Pagerank de 2, mas o desenvolvedor colocou: conheça agora a “melhor pizzaria em salvador”, sendo que o link é o que está entre áspas.
  4. O Texto-âncora do segundo BLOG foi “melhor pizzaria em salvador”, portanto considerando apenas Pagerank e Texto-âncora digamos que o peso desse link foi de 4 (2 do Pagerank x 2 do Texto-Âncora)

Relevância

Do que adianta ter uma pizzaria que recebe um link de um site com Pagerank 4, porém com temática de Games? O Google pensa assim também e por isso um Backlink que venha de um tema parecido com o seu tem mais peso do que um que não tenha haver.

Existem diversos outros fatores.

Parábola SEO

Backlinks são como uma pessoa que está concorrendo a um emprego de atendente na Mc Donalds (não que eu deseje isso para a sua vida hehe).

Nesse caso os Backlinks seríam TODAS as empresas onde ele trabalhou, Pagerank seria se essa empresa é conhecida no mercado e Relevância seria se as empresas são do mesmo ramo.

Trazendo para o nosso exemplo, e supondo numerações que eu escolhi, o candidato a vaga trabalhou em 4 empresas antes de concorrer a essa vaga.
1) Atendente na Burguer King
2) Telemarketing na Vivo
3) Atendente na Lan House Juice
4) Atendente na Fast Food Grão Saboroso

Qual desses ajudará mais na contratação do funcionário? A boa notícia é que o Google pensa igual a você porque ele quer trazer resultados relevantes a pesquisas feitas por pessoas iguais a você, humano.

Nesse caso as potuações fictícias seríam:

Perceba que apesar da Grão Saboroso ter metado do Pagerank da Vivo, o peso do link dela foi o dobro, justamento por causa de outros fatores importantes para o Google.

Gostou? Comenta aí então!

Posts Relacionados