SEO-Velame: O que é Cauda Longa (Longtail)

o-que-e-cauda-longa-topo

 

Buscas genéricas x Buscas específicas

Antes de explicarmos o que é Longtail precisamos explicar que os grandes estudiosos afirmam que o processo de pesquisa é dividido em duas etapas: busca genérica e busca especíca.

Como a maior parte das pessoas não entendem como os mecanismos de busca funcionam, então elas acabam fornecendo informações não muito específica como por exemplo “venda notebooks”, para posteriormente buscar algo mais específico como “venda notebook core 2 duo 4gb”.

Por esse motivo existe uma fatia do mercado que procura “venda notebook i3″, “venda de notebook 4gb”, “notebook quad core 2gb” e muitos outros termos, imagine, mas a grande maioria pesquisa apenas “venda notebook”.

O fato de muita gente pesquisar “venda notebook” enquanto poucos pesquisam algo mais específico faz com que o termo “venda de notebook” seja considerado a cabeça das pesquisas relacionadas ao termo.

Alguns poucos termos são considerados cabeça, enquanto o restante é considerado a cauda e o fato de existirem diversos termos para a cauda o termo Cauda Longa foi aplicado.

O que é Cauda Longa (Longtail)

Gráfico de uma Longtail SEO

O termo Cauda Longa foi sugerido pela primeira vez por Chris Anderson em 2006.

Como visto na imagem ao lado, alguns poucos termos são os mais buscados, porém a Cauda Longa é extensa e por isso é responsável por 70% de todas as buscas na web contra os 30% referente a cabeça.

“Quanto mais distante da cabeça menor a concorrência e melhor a indexação”

É óbvio que trabalhar palavras que têm um fluxo de busca de 5.000 pesquisas diárias é muito bom, mas a concorrência é muito grande, por isso é válido investir em termos da Cauda Longa que tem uma intensidade de busca menor, mas também tem uma concorrência menor.

6 dicas para extrair termos de páginas relevantes na Web

1) Extraia de 10 a 50 frases de busca mais comuns que estão na cabeça na cabeça do gráfico de distribuição referente à sua pesquisa por palavra existente no setor

2) Busque cada termo no Google, Yahoo e Bing

3) Para cada página que estiver entre o 10 e o 30 melhor resultado, extraia o texto exclusivo e utilizável que está nela

4) Remova palavras irrelevantes e filtre por tamanho da frase

5) Remova exemplos de termos que já estejam em seu banco de dados de pesquisa por palavras

6) Procure primeiro nos remanescentes mais comuns e passe um pente fino até onde julgar que valha a pena

Extraído do livro A Arte do SEO

Parábola SEO

Trabalhar na Cauda Longa é semelhante a um empresário que estava pesquisando para abrir um restaurante na praça de alimentação do maior Shopping da cidade.

Ele fez a pesquisa de mercado e concluiu que o Shopping recebe em média 30.000 pessoas por dia, sendo que dessas 30.000 em torno de 15.000 almoçam na praça de alimentações do Shopping.

Sabiamente, como deve ser feito antes de abrir qualquer negócio, o empresário fez uma pesquisa com as pessoas que almoçavam no Shopping e descobriu que 60% comem pizza no almoço, ou seja, 9.000 pessoas. Ele ficou logo animado, mas percebeu que dos 9 restaurantes da praça de alimentação 7 eram pizzarias e 1 comida natural.

Então ele refez a pesquisa com a intenção de saber qual seria o prato predileto dos outros 6.000 clientes que não querem pizza e descobriu que 80% deles gosta de filé com fritas, ou seja, um universo de 4.800 clientes.

Decidiu então abrir um restaurante de filé com fritas e se deu bem.

A idéia da Cauda Longa é muito parecida. Existem muitas pessoas que buscam “Venda notebook”, mas com uma alta concorrência, porém existe uma outra fatia com uma intensidade de busca menor, mas com uma menor concorrência.

Quer perguntar qualquer coisa sobre SEO?

Na sexta, dia 10/06/2011, iremos promover o SEO-Questions, rodada de perguntas e respostas sobre o mundo SEO.

Se você tem alguma dúvida sobre SEO, este é o momento certo de remediar isso. Através de uma página do BLOG qualquer pessoa poderá submeter uma pergunta sobre SEO que será respondida na própria página no mesmo instante.

O SEO-Questions acontecerá dia 10/06/2011 das 11:00 às 12:00, portante fique atento.

Postagens Relacionadas