SEO – uma maneira eficiente de aumentar a receita dos seus projetos Web

seo_eficienteprojetosweb_topo

Uma vez entregue o projeto, o cliente vai embora.

Existem poucas coisas mais gratificantes do que entregar um projeto de alta qualidade, no prazo e que satisfaça o seu cliente. Todo mundo ganha. Mas você já parou para pensar em maneiras de ampliar e fortalecer o seu relacionamento com este cliente após a entrega do projeto?

Uma forma de se fazer isso é tirando proveito de algumas tendências online que continuam ganhando força em 2014: Marketing online e SEO são as áreas onde as pequenas e médias empresas querem melhorar e estão dispostas a investir.

80% do tráfego para um Website começa com uma pesquisa (Formstack)

Você está em uma posição privilegiada para aproveitar esta oportunidade, seja desenvolvendo um website, trabalhando com front-end, ou projetando a UX. O incentivo mais óbvio que você tem para otimizar o site do seu cliente para os buscadores, é além de gerar novos negócios, ao atrair visitantes qualificados para o seu site, é divulgar o seu trabalho no desenvolvimento do website. Eles provavelmente têm pouco ou quase nenhum conhecimento em SEO e as melhores práticas para se construir um site. É ai que você entra.

Então, quais ações específicas que você pode tomar para prestar um serviço de valor agregado para o seu cliente, além do desenvolvimento e/ou design?

Primeiro, você tem que entender quais são os objetivos específicos do seu cliente. Você obviamente, já conheça esses objetivos caso já tenha trabalhado com ele, mas mesmo assim você deve se aprofundar nesses objetivos que ele tem com o site (é um e-commerce com objetivo de vender, ou oferecer um serviço, construir uma marca, ou talvez um blog de notícias?), e quem são seus concorrentes. Se você tem conhecimentos limitados de SEO, vale muito a pena pesquisar sobre as boas práticas de SEO antes de começar o seu projeto. Agora se você pretende manter um site, a sua lista de tarefas será um pouco diferente, mas de qualquer maneira vale muito a pena investir um pouco do seu tempo em aprender as boas práticas e entregar o melhor projeto possível para o seu cliente.

Idealmente o SEO deve ser pensando no começo do projeto para que o site seja amigável aos buscadores. Além disso, alguns desenvolvedores ficam com uma má reputação por desenvolver um site sem proposta de valor ao visitante. O design do site é bonito mas não conseguimos responder a três perguntas imediatamente:

  1. Onde estou?
  2. O que eu faço agora?
  3. Por que eu devo fazer?

Quando um visitante acessa o seu site, você tem poucos segundos para convencer ele de que ele clicou no link certo e você tem aquilo que ele procura. Por isso é sempre importante que uma página sempre responda a essas três perguntas e que ela guie o usuário a tomar uma ação.

Os leads de SEO tem 15% de taxa de conversão, muito similar com a taxa de trafego direto, e bem acima de referrals (9%), busca paga (7%), social media (4%), e outbound leads (2%) (Marketing Charts)

Digamos que o site já foi lançado e você precisa fazer um diagnostico de como está o SEO. Você não precisa e nem deve tentar fazer isso manualmente. O jeito mais fácil de fazer isso é automatizar o processo com um ferramenta online de SEO. Existem muitas delas no mercado, algumas grátis, outras com trial, inclusive algumas totalmente em português. Você pode usar essas ferramentas para ter uma visão 360˚ do seu site, e dependendo dos resultados, optar por uma versão paga que vai monitorar o seu site continuamente, te dando tarefas a serem feitas para que você otimize o seu site. Algumas dessas tarefas você vai conseguir fazer você mesmo sem problemas (como meta tags, headers, H1, H2, etc..), já outras tarefas mais especificas, você terá que alinhar com seu cliente. Você não deve se oferecer para criar o conteúdo ou gerenciar o aspecto social da página, por que está além do seu escopo (a não ser que você ofereça esse serviço é claro), mas você pode recomendar em como fazer, lembrando a ele sempre de três coisas:

  1. Ele está otimizando o site dele para pessoas e não para os robôs de busca.
  2. Ele precisa criar conteúdo relevante constantemente para o seu target. Em muitos casos isso significa criar um blog, que precisa de uma estratégia de conteúdo, com doi ou três objetivos no máximo. Ele quer construir uma marca, gerar trafego, contar novidades, focar em construir uma comunidade local?
  3. Você não é magico para deixar o cliente em primeiro lugar no Google com todas as palavras chave que ele quer. Para chegar lá é necessário muito trabalho e empenho de ambas as partes.

Ao incluir o SEO no seus projetos para ajudar os seus clientes, você tem a chance de educá-los com boas práticas e estender o seu  relacionamento com ele. Invista um pouco do seu tempo para aprender um pouco mais sobre o assunto, ache uma boa ferramenta que te ajude no processo e você não vai apenas se diferenciar entre os desenvolvedores com está nova habilidade, você vai também estender o lifetime value dos seus clientes e projetos. Todo mundo ganha.

Fonte: iMasters

Postagens Relacionadas