Link Bait – Alternativa estratégica para SEO

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Pescar não deve ser difícil, é só preparar o anzol, jogar ao mar e esperar a fisgada. E se o peixe que você quer pegar for um link, por que não utilizar, então, uma “isca de links”? Esse artigo salienta a importância de estratégias que envolvem Link Bait e sugere algumas ações para conquistar links de qualidade para seu site.

O que é Link Bait

O Link Bait refere-se a um conteúdo rico, interessante e atrativo disponibilizado no seu site, que, beneficiado pela possibilidade de compartilhamento, é divulgado de forma espontânea em outros sites e blogs. Em tempos de virais na internet, o desafio nessa estratégia é criar algo que agregue relevância e qualidade, despertando o interesse dos internautas em agarrar a isca e passar adiante.

Link Bait no SEO de Saia

Apesar de ser uma técnica bem difundida entre analistas de SEO, pensar em Link Bait como estratégia de aquisição de links é sempre válido e necessário. É fato que algumas peças tornam-se virais por acaso, sem que haja intenção de fazer delas uma isca de links. Entretanto, se pode haver planejamento na elaboração, por que não desenvolver algo criativo e amigável, que desperte a atenção e o gosto de quem vê?

Planejando uma estratégia de Link Bait

Já que vamos encarar o Link Bait como importante estratégia para SEO, precisamos ter em mente que o planejamento será o diferencial para elaborar algo interessante. Nesse processo de planejamento e elaboração de Link Bait, alguns pontos merecem destaque:

  • Pense em conteúdo relevante – Se a informação que deseja compartilhar diz respeito à sua área de atuação, pesquise, estude e mantenha-se atualizado;

  • Confronte sua ideia inicial – Questione, discuta o tema, leia sobre o assunto e sempre cruze os dados obtidos com fontes confiáveis, somando informações que sejam diferenciais;

  • Ofereça o que as pessoas gostam – Pense no coletivo, no que desperta o interesse dos internautas, e distribua algo atraente;

  • Informe – Divulgue utilidades, tutoriais e conceitos de forma interessante e criativa. É maravilhoso compartilhar conhecimento;

  • Crie coisas novas – Seja original e inove, permita-se criar algo que desperte interesse e desejo de compartilhamento;

  • Compartilhe de forma correta – Otimize a sua “isca” e facilite a vida do internauta, disponibilizando link para compartilhamento. Potencialize com essa estratégia a força que irá ganhar nos mecanismos de busca.

Quais as melhores iscas para SEO?

Definir o formato no qual o conteúdo criado será veiculado é um outro passo importante nesse processo de Link Building para melhorar o seu posicionamento em mecanismos de buscas. Logo, vale pensar bem em qual criação apostar, mantendo o foco sempre no que terá mais possibilidade de viralizar na rede. Então aí vão seis dicas do que você pode escolher:

Link Bait

Reviews e Tutoriais

Reviews que trazem análises completas e interessantes são muito bem vindos entre sites e blogs, e despertam interesse quando agregam informação ou comentários mais aprofundados sobre um tema ou um produto. Já os tutoriais estão diretamente ligados à transmissão de conhecimento. Um tutor ensina, por isso, quando pensar em utilizar essa abordagem, seja claro, dinâmico e agradável. Fale de algo que as pessoas queiram saber.

Infográficos

Cada vez mais utilizadas, essas peças agradam por integrar imagens e conhecimento de uma forma dinâmica e fácil de visualizar. Quem opta por esse modelo de Link Bait, deve saber interpretar bem a informação que deseja transmitir, a fim de extrair dela o necessário para comunicar o que deseja nesse modelo. Conhecimentos de ferramentas como Photoshop e Illustrator também serão necessários.

Vídeos

Esse artifício também funciona. Aqui vale pensar em um conteúdo que envolva humor e caia na graça dos internautas. Caso sua opção seja por transmitir informações, pense num formato curto em que esse conhecimento seja transmitido em formato de dicas. Não abuse no tempo, vídeos muito longos nem sempre são bem recebidos.

Conteúdo interativo

Gerar conteúdo a partir da interatividade sempre funciona. E com um pouco de criatividade e bom gosto, vai longe. Os internautas são fascinados por conteúdos que permitem trocas e interações. Nesse caso, agradam uma interface atrativa e a usabilidade do conteúdo, que pode vir, por exemplo, em formato de jogos.

Badges

Essas peças amigáveis promovem produtos e são bastante usadas em rankings e promoções. São muito difundidas em formato de selos, que os internautas publicam em sua homepage quando estão participando de alguma promoção ou parceria.

Gadgets e Widgets

Os Gadgets estão diretamente relacionados a algo que agregue serviços nos sites de quem os compartilha. Por isso essa alternativa é uma isca muito atraente. Ao optar por ela, tenha ideias criativas e úteis: um gadget de contador de acessos, por exemplo, pode ser bem vindo na blogosfera. Já os Widgets vão um pouco além desses primeiros e permitem maior complexidade de informações, pois incluem botões, menus e agregam um pouco do que citamos no tópico anterior: interatividade, mas com uma funcionalidade específica. Por exemplo, um widget para a previsão do tempo.

São inúmeras as possibilidades do que fazer quando o assunto é Link Bait, o que não dá mesmo é pra ficar de braços cruzados. Vamos alimentar e estimular a nossa criatividade, arregaçar as mangas e pescar links! Qual sua isca preferida?

Fonte: SEO de Saia

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