Ferramentas úteis para se trabalhar com SEO

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Muitas vezes ficamos perdidos em como mensurar resultados e analisá-los, a fim de traçar estratégias mais eficazes. Isso acontece principalmente quando estamos começando a trabalhar com SEO. Sabemos o quanto é importante trabalhar os fatores OnPage, ter um servidor estável e um site rápido, além de bons links e menções, entre outros fatores que, somados, fica difícil de se controlar.

Por isso, trouxe aqui algumas ferramentas, umas pagas e outras free, mas que vão ajuda-lo a administrar a sua campanha. Vamos a elas.

SEO Tools for Excel

Vou começar com um plugin fantástico que não é tão explorado. Trata-se do SEO Tools for Excel. Um plugin muito bom para excel onde podemos avaliar fatores On-page, acompanhar Backlinks, Referências de Redes sociais, Linkar no GA, entre muitas outras coisas, diretamente no excel.

http://nielsbosma.se/projects/seotools/

GTW – Google Webmasters Tools ou Ferramentas para Webmasters

Essa ferramenta é muito boa. É a melhor custo benefício (na minha opinião!) pois é gratuita e você consegue usá-la em vários níveis de análise.

google webmaster tools

O GTW nos permite analisar backlinks, erros de HTML, configurações do Robots.TXT, envio de Sitemaps e em um contexto mais avançado, você consegue linka-lo no Google Analytics e descobrir dados do famoso “Not Provider”, por exemplo.

Além disso, você gerencia a propriedade dos seus sites para utilização de serviços automatizados da Google em um dado domínio (site), como o Google Apps.

Recentemente o Google incluiu ao GTW uma funcionalidade que auxilia na criação de Dados Estruturados. Lá você pode validar e testar as configurações de forma rápida e fácil.

Se você não usa, passe a usar:

https://www.google.com/webmasters/tools/home?hl=pt-BR

Google Analytics – GA

O Google Analytics é outra ferramenta praticamente obrigatória para você trabalha com SEO. Muita gente ainda tem a falsa impressão de que o GA é contador de visitas, que capta a quantidade de visitantes por dia e depois te exibe isso em um gráfico.

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Engana-se quem pensa dessa forma. O GA te permite fazer análises profundas não só em cima de quantidade, mas de qualidade também. Você pode, por exemplo, identificar a necessidade de se criar um layout responsivo para o seu site. Isso porque pelo GA você consegue saber o Navegador e o Sistema Operacional do visitante com muita facilidade.

Além disso, você consegue identificar problemas de arquitetura analisando o comportamento do usuário, criar funis e medir as taxas de conversão de um site ou página.

Só para se ter uma ideia, para o e-commerce é possível colocar valores em nas conversões e assim mensurar valores. Por exemplo, você poderia saber quanto você faturou com um determinado item, apenas configurando uma meta com valores estipulados.

Lembrando que o SEO hoje tem um foco muito grande no usuário, entender como o mesmo se comporta no seu site é essencial para criarmos estratégias mais criativas.

http://www.google.com/analytics/

PageSpeed

Um dos principais fatores adotados pelo Google para rankeamento, a velocidade de carregamento do site pode ser medida através do PageSpeed. Hoje, com o crescimento das buscas locais e mobile, o Google vem dando grande importância para quem tem sites rápidos tanto para desktops, quanto para dispositivos móveis. Se você pensar que um usuário toma a decisão se fica ou não em um site em cerca de 5 segundos, é bom ter um site rápido!

O legal é que você pode instalar um plugin no Chrome e o site te dá todas as informações para que você possa corrigir os problemas.

https://developers.google.com/speed/pagespeed/

Pagespeed Google

Planejador de Palavras Chave

“O Planejador de palavras-chave é como um workshop para a criação de novas campanhas da Rede de Pesquisa ou para a expansão das existentes.”

Estas palavras estão no suporte do Google para usuários do Planejador e você pode conferir aqui:

https://support.google.com/adwords/answer/2999770?hl=pt-BR

planejador de palavras chave

O Planejador é uma solução recente do Google e que precisa ser mais bem , mas já é possível dizer que veio para otimizar a busca por palavras chave e/ou grupos de anúncios de forma mais eficaz. Antes, era preciso uma analise combinada de dados vindo do Estimador de Tráfego e do Google Keyword Tool. O que o Google fez foi unir essa funcionalidade a uma única ferramenta. As mudanças visuais são sutis, mas a performance está melhor e você consegue planejar e encontrar novas oportunidades relevantes.

MOZ

Open Site Explorer

O opensiteexplorer.com é uma ferramenta da Moz que permite analisar links de um domínio. O legal é que você consegue comparar links de até 5 domínios. O serviço é pago e é parte dos pacotes de serviços oferecidos pela MOZ, com custo inicial de $99,00. Mas a boa notícia é que você consegue utilizar o serviço gratuitamente com algumas limitações.

opensiteexplorer

Prós:

Possui dados de texto âncora, Informações de “Top Pages” e Análises Ilimitadas.

Contras:

Assinatura mensal, Índice com atualização aprox. 3 em 3 semanas, Não possui dados históricos

MOZ Tolbar

Um bom plugin para você analisar rapidamente um domínio. Disponível para Firefox e Chrome. Vale a pena instalar, é FREE:

http://moz.com/tools/seo-toolbar

MajesticSEO

Um bom concorrente da MOZ, onde sua principal diferença na ferramenta de análise de links é o histórico e a atualização diária do índice. É mais econômica, mas ainda sim é um bom serviço. Custa +- $48,00.

majestic SEO

Em algumas situações é possível utilizá-las de forma complementar para fazer a análise e extrair informações mais relevantes.

Prós:

Atualização diária do índice, Dados históricos de backlinks, Possui dados de texto âncora e IP, O maior índice entre as ferramentas pagas

Contras:

Assinatura por créditos, Análise mais profunda, requer créditos.

Fonte: Tableless

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