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Como um SEO pode fazer testes de usabilidade e tirar proveito disso

SEO / W3C

Testes de usabilidade são ótimos e podem evitar que um site perca um montão de dinheiro. Mas tudo isso se for feito corretamente. Um teste de usabilidade mal feito ou mal interpretado é tão perigoso quanto relatórios de Web Analytics interpretado errado: faz a gente ir para a direção errada (ou na direção certa, mas no sentido errado).

Por isso, a melhor coisa a se fazer é chamar uma empresa especializada em testes de usabilidade ou contratar um analista de usabilidade para a sua empresa download word microsoft. É o jeito mais fácil de garantir que as decisões tomadas por causa de testes serão as mais seguras possíveis.

Claro que existem momentos que esse mundo ideal não é o mundo possível. Então, aqui estou para dar umas dicas importantes e fazer com que um SEO (ou outro profissional de internet) possa fazer um teste de usabilidade minimamente decente num momento de necessidade e que seja útil para tomadas de decisões de um site fluch der karibik soundtrack kostenlos herunterladen.

1. Teste uma coisa de cada vez

Nunca teste o site todo de uma vez. Escolha uma funcionalidade.
Conselho óbvio: teste primeiro o que rende dinheiro para seu site. Se for um e-commerce, faça o testador percorrer o fluxo de compra para identificar possíveis falhas; se seu produto for conteúdo, faça-o encontrar um conteúdo específico e comentar, por exemplo beitrag aus zdf mediathek downloaden.

2. Não acredite no que o usuário diz, e sim no que ele faz

O testador pode falar que realizar a compra foi superfácil, mas demorou um tempão procurando um botão. É sempre bom perguntar, mas o mais importante é ver bem como ele reagiu às páginas do site.

Poker Face

Não é dessa poker face que eu estou falando Download wallpaper pc for free.

3. Poker face

MUITO importante. Muito. Nunca esboce reação, em hipótese alguma. A gente sabe que não existe resposta certa para o testador, mas muitas vezes eles chegam a sala de teste cheios de timidez e vergonha de falar o que realmente acham. Então, qualquer reação por parte do moderadosr que eles considerem negativa pode fazer com que nossos queridos testadores se encolham e se calem para sempre download new year 2019 videos for free. Portanto, por maior que seja o absurdo que o testador esteja falando, sempre faça uma cara de que ele está falando algo extremamente interessante. Precisamos saber o que ele acha.
Isso também vale para aqueles momentos que o testador não encontra o botão de conversão ou coisa parecida: poker face. Claro que se ele demorar muito, é importante mostrar pra o testador onde está o elemento que ele está procurando e assim o roteiro continuar piepton for free. Mas dê tempo para o usuário.

4. Não tenha envolvimento emocional com o site

Se você participou da criação do site (como desenvolvedor, arquiteto, ou designer, principalmente) não é indicado que você modere o teste. Isso porque você conviveu tempo suficiente com o site a ponto de amá-lo e não querer que ninguém diga nada de ruim dele. Mas isso pode acontecer, então o melhor lugar pra você é assistindo, ok smartthings app? Por isso que existem pessoas especializadas para realizar testes.

5. Invente um cenário

Percebi que é muito mais fácil quando contextualizamos o testador em alguma tarefa. Ele se envolve mais e a realização da tarefa fica mais próxima do real. Exemplo: em um site de uma livraria, comece com uma história que o testador precisa de comprar um presente para um amigo oculto (ou amigo secreto, como o pessoal de São Paulo adora falar), e que a pessoa gosta de livros de culinária fortnite download mac kostenlos. As tarefas vão fluir com muito mais naturalidade.

6. Não seja óbvio

Nunca comece uma tarefa com ”realize uma transação” se o termo utilizado no site é exatamente esse. Lembre-se da dica 4 e conte a historinha para contextualizar o usuário e evite usar os termos dos call-to-action do site. Isso é importante para não influenciar o usuário semesterticket uni wuppertal.

7. Escolha os testadores corretamente

Eu sei que nem sempre é possível recrutar como deveria ser, com um profissional ou uma empresa que tenha um banco de testadores (sim, isso existe) e tal. Então minha dica aqui é: tente chamar pessoas de todos os níveis de experiência com internet e com a maior variedade etária possível. Se seu site for direcionada a um nicho específico, tente cobrir todas as possibilidade de usuário que acessa o site leo for free.

8. Comece… do começo

Já que estamos testando, que tal começar do começo? Colocar no roteiro umas perguntinhas sobre como a pessoa procuraria o produto que você vende no Google (sempre se lembrando de contar a historinha da dica 5) lá no começo do teste é revelador. Ver como pessoas comuns lidam com a interface da página de resultados do Google, assim, ao vivo do nosso lado, é uma experiência que todo SEO deve ter.

9. Leia um livro

O livro que eu mais recomendo para quem quer começar a aprender mais sobre testes de usabilidade é o Simplificando Coisas que Parecem Complicadas do Steve Krug, já citado no SEO de Saia pela Núbia nos comentários do Post de Conversão, Usabilidade e SEO. O texto é bem leve, vale a pena ler.

10. Veja um teste de usabilidade aplicado por um profissional

Não vejo a possibilidade de alguém aplicar um teste, por mais simples que seja, sem antes ver um profissional em ação. O ideal é ver ao vivo, mas esse vídeo, feito pelo Steve Krug, talvez possa ajudar um pouco.

Bom, é isso. Eu sei, eu fiquei falando insistentemente que uma empresa ou profissional especializado em testes é a melhor coisa e blá blá blá, quando meu discurso é aquela coisa de que todo mundo pode fazer um teste. O que eu quis falar aqui é que sim, pode-se fazer testes de um jeito fácil e rápido, mas para isso é preciso estar preparado. Para ser um bom moderador de testes é preciso saber ler as reações humanas e isso só vem com muito estudo e muitas horas em salas de teste.

Então, vamos estudar!

Fonte: SEO de Saia

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