Como SEO aumenta o ROI de links patrocinados

como-seo-aumenta-roi-links-patrocinados-topo

Atualmente, o marketing de busca é divido em duas frentes: SEO e Links Patrocinados. Mas a dúvida da maioria dos anunciantes é: se estou investindo em Links Patrocinados, por que preciso investir na otimização do meu site para as buscas orgânicas (SEO)?

Para responder a essa questão, primeiro vamos entender a importância e a composição do “coração” dos Links Patrocinados do Google, o Índice de Qualidade (Quality Score), que permite aos anunciantes pagarem um menor valor e conseguir posições melhores.

A importância do índice de qualidade

Observe a fórmula e a tabela abaixo, que representam como o Google posiciona os anúncios dos Links Patrocinados: Ad Rank= Índice de Qualidade x CPC máx. (custo por clique máximo) da palavra-chave:

Observe que, pelo fato de o anunciante A possuir o maior índice de qualidade entre todos os anunciantes, ele paga o menor valor e, mesmo assim, mantém o seu anúncio na primeira posição do Adwords.

Composição do índice de qualidade

O Google compõe o índice de qualidade com vários fatores. Veja os mais importantes:

  • CTR da conta e da palavra-chave;
  • Histórico da palavra-chave nas buscas do Google;
  • Relevância do texto do anúncio com o termo procurado;
  • Local da pesquisa;
  • Tempo de carregamento da página de destino;
  • Relação entre a palavra-chave buscada e a landing page (página dec destino).

Para otimizar os dois últimos itens citados acima, é necessário um trabalho de SEO em seu site; conforme veremos abaixo:

Tempo de carregamento da página de destino

Uma das análises mais importantes para o trabalho de SEO é o teste do tempo de carregamento (Page Speed) do site. Após esse teste, a equipe de SEO entenderá quais os problemas que a página possui e que está fazendo com que o seu carregamento esteja lento.

Alguns dos fatores mais comuns são:

  • JavaScript e CSS incorporados no HTML, ou seja, não estão em arquivos externos;
  • Falhas nos códigos HTML, CSS e JavaScript;
  • Arquivos não compactados;
  • Muitos arquivos de imagem (isso requer muitas requisições do servidor);
  • Imagens “pesadas”;
  • Páginas produzidas em Flash;
  • Uso excessivo de Flash na página;
  • Vários redirecionamentos.

Após o teste, a equipe de SEO levanta quais são os fatores que estão atrapalhando o carregamento da página e traçam uma estratégia para otimizá-la. Quanto mais rápido o carregamento da página, maior a possibilidade de uma boa posição na busca orgânica e maior será o Índice de Qualidade da campanha no Adwords.

Relação entre a palavra-chave buscada e a página de destino

Dentro do fator relação entre a palavra-chave buscada e a página de destino (Landing Page), outra tarefa importante da equipe de SEO é otimizar o conteúdo do site de forma que ele seja encontrado e indexado pelos mecanismos de busca. Quanto maior a relevância do termo buscado com a página de destino, melhor será sua posição na busca orgânica e, para links patrocinados, maior será o seu Quality Score!

Adwords e SEO integrados ajudam a aumentar o ROI

Para anunciantes que buscam maior ROI (Retorno do Investimento) e/ou menor CPA (Custo por Aquisição) nas campanhas de Links Patrocinados, investir em SEO é mais do que necessário. Integrando SEO com uma campanha de Links Patrocinados, o anunciante pode obter um menor valor de CPC e um melhor posicionamento em seus resultados, gerando mais tráfego e um tráfego mais barato para o seu site. E isso irá interferir no resultado final quando estivermos analisando o pós-clique da campanha!

Fonte: Imasters

Postagens Relacionadas