Como melhorar a pesquisa do seu WordPress

como-melhorar-pesquisa-wordpress-topo

Após dez anos de sua criação, o WordPress, a plataforma de criação de sites e blogs mais usada no mundo, ainda apresenta uma característica muito marcante: o seu sistema de busca interna, que não evolui muito no lançamento de suas novas versões. Mesmo em sua versão 3.6, lançada recentemente, o WordPress continua apresentando um motor de busca muito além das necessidades dos administradores de sites que utilizam a plataforma. Mas por outro lado, a comunidade do Wordpres não se acomoda, e ela mesma, com seus milhares de desenvolvedores, resolve a situação e disponibiliza uma boa variedade de plugins disponíveis que permitem a melhora dos resultados de buscas de seus visitantes.

Neste artigo vou apresentar como você pode substituir o sistema de busca do WordPress pela ferramenta de pesquisa personalizada do Google. E é claro, indicar alguns plugins que podem ajudar nessa tarefa:

pesquisa-wp

Usando a ferramenta pesquisa personalizada no WordPress

Para falar de pesquisa na Internet, ninguém melhor que o Google. Então por que não deixar a melhor ferramenta de buscas da web cuidar da pesquisa do seu site. O Google possui uma ferramenta disponibilizada para desenvolvedores de sites, a Pesquisa Personalizada, que é uma opção muito interessante. Vamos analisá-la abaixo e mostrar como instalá-la no seu WordPress.

Os recursos dessa ferramenta são poderosos. Aconselho aproveitar o poder do Google dentro do seu site e criar uma experiência de pesquisa com resultado mais relevante aos seus visitantes. Com ela você permitirá que os seus visitantes pesquisem somente em seu próprio site ou incluir outros sites e páginas em seu próprio mecanismo de pesquisa personalizado, a ferramenta de pesquisa e os resultados são exibidos dentro de seu próprio site.

Você pode ainda personalizar a aparência dos resultados para que eles combinem com seu site, habilitar a opção de preenchimento automático ao digitar na caixa de pesquisa e a pesquisa nas imagens do seu site.

A primeira coisa que você precisa fazer é ter acesso à ferramenta, ela pode ser acessada tanto pelo link http://www.google.com/cse/ ou ainda na aba “Pesquisa Personalizada” do Google Labs na ferramenta para Webmasters (GWT – Google Webmasters Tools). Apesar dos diferentes acessos apresentarem layouts diferentes nos dois casos, as opção de personalização e o resultado do código oferecido são os mesmos.

Vou apresentar o caminho feito na primeira opção com o link da ferramenta. Uma vez lá, clique no botão indicado na imagem abaixo para criar um novo mecanismo de pesquisa.

pesquisa-personalizada-google

Seguindo a formatação abaixo, insira os URLs dos sites e páginas que você deseja adicionar no sistema de busca:

  • Páginas individuais: especificar www.seusite.com/pagina1.html incluirá apenas a página pagina1.html de www.seusite.com;
  • Sites inteiros: especificar www.seusite.com/* incluirá todas as páginas de www.seusite.com;
  • Partes de sites: você pode usar padrões de caracteres curinga para incluir apenas partes específicas de um site. Por exemplo, www.seusite.com/*sobre* incluirá apenas os arquivos www.seusite.com que têm sobre no nome;
  • Domínios inteiros: você também pode especificar um domínio inteiro utilizando *.seusite.com.

Escolha o idioma e prossiga com a criação do sistema de pesquisa personalizada para o seu site. Em seguida, o Google vai apresentar como se a solução estivesse completamente pronta e te dar a possibilidade de obter o seu código.

pesquisa-google-wordpress

Antes vamos clicar em Painel de Controle para ver as possibilidades mais avançadas de personalização da ferramenta de pesquisa.

pesquisa-pesonalizada-wordpress

Nesta janela você terá a opção de ativar a “Pesquisa de Imagens”, fazer a modificação da “Aparência” da caixa de pesquisa, conseguindo ver um modelo exibido ao lado. Uma interessante opção é possibilidade de ativar anúncios que geram uma receita adicional ao administrador do site quando os usuários clicarem em um anúncio exibido nos resultados das pesquisas. Para isso, basta que você vincule sua conta ao Google AdSense.

pesquisa-pesonalizada-google-wordpress

Além de muitas outras opções, você também terá como ter automaticamente as informações das pesquisas do seu site nos seus relatórios do Google Analytics. Você pode optar por não usar os anúncios, basta para isso preencher o formulário que o Google exige. Clique no botão “Fazer upgrade para o Google Site Search”. Na opção “Pesquisar Recursos” você poderá ativar Promoções do seu site, que aparecerão acima dos resultados das pesquisas. Essa é uma opção que poderá ajudar muito nas conversões do seu site.

Você pode também ativar o Preenchimento Automático, permitindo ao usuário obter resultados mais rapidamente, exibindo consultas úteis assim que ele começa a digitar na caixa de pesquisa. Esse recurso pode demorar algumas horas para começar a funcionar.

Inserindo o código da pesquisa personalidade do Google no seu WordPress

Essa é a parte que pode complicar para alguns usuários que não se sentem seguros a editar os arquivos de seus sites. A edição é unicamente no arquivo search.php normalmente localizado na pasta raiz do seu template – caso não tenha esse arquivo você pode criá-lo. Meu conselho é que façam uma cópia do arquivo original antes de alterá-lo.

O resultado será algo como a imagem abaixo:

pesquisa-google-wp

Plugins de pesquisa interna do WordPress

Os plugins mais usados para essa tarefas são de simples instalação. O que ajudará a quem tiver receio ou problemas para usar o método acima. Entre eles temos:

Google Custom Search

Este plugin usa a ferramenta que indiquei acima, mas promete economizar o trabalho de ditar muitas opções e os arquivos do WordPress.

Relevanssi

Com plugin substitui a pesquisa padrão por um sistema de pesquisa com uma correspondência parcial e classifica os resultados por relevância. Oferece mais controle que permitem ao administrador mais informações e muitos recursos e opções configuráveis.

Você vai obter melhores resultados, melhor apresentação de resultado do que o sistema original do WordPress. Vários desses recursos você encontra na versão gratuita do plugin (ele tem uma versão paga).

Conclusão

A troca por outro sistema de busca é com certeza uma opção que vai melhorar a experiência de seus visitantes, e assim você precisará acompanhar os resultados de que pesquisas mais atraem seus visitantes. Se você já usa uma dessas soluções, ou conhece outra opção, compartilhe conosco sua experiência.

Fonte: Imasters

Postagens Relacionadas