3 dicas para cadastrar o seu site no Google

dicas-google-topo

 

Olá queridos leitores,
Hoje vamos dar dicas fundamentais para indexação do seu site no Google e depois ensinaremos como verificar se o seu site já está no banco de dados do buscador.

Esse post servirá de base para todas as vezes que você for cadastrar um novo site no Google, portanto salve no seu favoritos, no Delicious ou onde mais você puder.

Antes de listarmos as dicas é importante dizer que o Google dispõe de um sistema que verifica os links entre os sites cadasdrados e que por esse motivo basta um site que já esteja listado no diretório do Google apontar para um novo site para que o Google faça a indexação do mesmo, ou seja, se um site seu que já é exibido nos resultados de busca tiver um link apontando para seu novo site que ainda não é listado, automaticamente o Google irá adicionar.

Vamos as dicas:

1) Submeter a URL ao Google


Caso o seu site não esteja sendo exibido nos resultados de busca do Google ou até mesmo se não quiser esperar, o Google diaponibiliza uma página específica para você sugerir a inserção de uma URL ao Google.

TUTORIAL

Link: http://www.google.com/add_url.html
Campo URL: aqui você deverá colocar o endereço completo do seu site, inclusive com http://
Campo Descrição: neste campo você deverá colocar uma breve descrição do site. Indicamos que utilize o mesmo texto da META TAG Description.

AVISOS E PERIGOS

Não é preciso ficar submetendo o site ao Google diversas vezes, na maioria das vezes (99,99%) uma única vez já é suficiente. No máximo submeta 2 vezes e fique checando a indexação como mostraremos mais abaixo.

Caso você submeta diversas vezes o mesmo site, você estará correndo o risco de ser banido do Google.

CASO DE USO

Certa vez estávamos tentando trabalhar o SEO do hotsite do Curso de PHP e após algumas semanas de site no ar ele ainda não havia sido indexado pelo Google. A situação apenas normalizou depois que submetemos a URL ao Google como mostramos nesse passo 1.

2) Meta tag do Google

Muita gente não sabe, mas o Google disponibiliza uma meta tag de verificação de site para que você insira no seu site. Cada site terá um código único de verificação.

COMO CONSEGUIR O CÓDIGO DE VERIFICAÇÃO

Para conseguir o código de verificação você deverá ter uma conta do Google (serve Gmail).

1: Acesse a página para Webmasters do Google (http://www.google.com.br/webmasters/)
2: Efetue login com sua conta Google
3: Clique em adicionar um site
4: Digite o endereço do site sem o “http://” (exemplo: www.velamecursos.com.br) e clique em continuar
5: Escolha a aba “Métodos alternativos”
6: Escolha a opção “Adicionar uma metatag à página inicial do seu site” e copie o código
7: Agora cole a META TAG no seu site entre as tags HEAD
8: Por fim, com o arquivo atualizado no servidor, volte a página para Webmasters e clique em verificar

Em alguns segundos o seu site terá sido verificado. Seu site então ficará com o endereço azul e a opção de administrar na direita.

3) Conferindo se meu site já está nos resultados

Após todos os processos possíveis precisaremos monitorar se o site já está indexado no Google.

O próprio Google disponibiliza uma forma rápida e eficaz de monitorar essa indexação, para isso basta buscar por “site:www.nomedosite.com.br”. Exemplo: site:www.velamecursos.com.br

Palavras finais

É óbvio existem outras dicas importantes tais como Google Place, Google Analytics, etc, mas cada uma delas será minuciosamente ensinado em posts futuros, dando a devida importância e explicação.

Quer perguntar qualquer coisa sobre SEO?

Na sexta, dia 10/06/2011, iremos promover o SEO-Questions, rodada de perguntas e respostas sobre o mundo SEO.

Se você tem alguma dúvida sobre SEO, este é o momento certo de remediar isso. Através de uma página do BLOG qualquer pessoa poderá submeter uma pergunta sobre SEO que será respondida na própria página no mesmo instante.

O SEO-Questions acontecerá dia 10/06/2011 das 11:00 às 12:00, portante fique atento.

Postagens Relacionadas