• Ed. Salvador Trade Center
  • (71) 4042-1341​⁠​
  • (71) 98798-2767​⁠​

10 dicas de SEO para melhor posicionamento nos motores de busca

Hoje em dia ter um site, blog, fórum bem optimizado a nível de seo é o maior passo para o sucesso do seu projecto. Quando eu penso em optimizar os meus sites para os motores de busca, tenho sempre a noção que os algoritmos dos motores de busca vão mudando ao longo do tempo, e às vezes somos apanhados desprevenidos. Algumas das optimizações parecem que não tem grande impacto no SEO, mas se forem lógicas muito provavelmente têm.

Dica SEO 1 – Utilizar Palavras-Chaves e Frases no Conteúdo

Os motores de busca procuram indexar o conteúdo do seu site, links e cabeçalhos de forma a procurar palavras-chave e frases que correspondam ao que um dos seus utilizadores decidiu procurar. Se forem ao Google e pesquisarem “Como criar um blog de sucesso: Construção do Blog” e existir um artigo com essa frase exacta no seu conteúdo, ou ainda melhor se a possuir no título ou no cabeçalho, possuem uma grande hipótese de ficarem bem indexados para aquele termo de pesquisa.
O conteúdo é sem dúvida o mais importante. Os web crawlers adoram “ler” os conteúdos, por isso uma grande parte do seu SEO irá ter lugar no conteúdo dos seus artigos. Palavras-chave e frases-chave são a sua melhor aposta.

Dica SEO 2 – Utilizar Sub-Domínios

Em vez de utilizar pastas, considere utilizar subdomínios para, por exemplo, serviços que preste. Ao utilizar um subdomínio, os motores de busca consideram que nesse endereço está outro site, por isso vão indexar de forma diferente.

Dica SEO 3 – Permalinks

Quem possui um site sabe do que estou a falar. Os permalinks permitem fazer com que os seus endereços de web sejam agradáveis e compreensíveis aos humanos. Em baixo dou um exemplo, os seguintes endereços apontam para o mesmo artigo no WP Total:

http://www.wptotal.com/?p=3103
http://www.wptotal.com/2010/como-integrar-pagina-fas-facebook-com-twitter

O primeiro endereço diz o quê ao Googlebot? Diz que p=3103 é importante para o seu artigo. Agora o segundo endereço diz ao Google que como-integrar-pagina-fas-facebook-com-twitter é importante para o seu artigo.
Acha que alguém vai pesquisar no Google por “p=3103″? Ou irá provavelmente pesquisar por “Como Integrar uma Página de Fãs do Facebook com o Twitter”?

O Celso Azevedo num excelente artigo mostra como personalizar as permalinks no WordPress.

Dica SEO 4 – Obter o Google XML Sitemap

Um plugin que já foi referido aqui no WP Total, considerado como um dos mais úteis para o WordPress. Um Sitemap não afecta em nada o ranking nos motores de busca a não ser que o seu site não esteja bem indexado. Se possui alguma página importante no seu site que está com problemas em ser indexada pelo motor de busca, então um sitemap será bastante útil, mas é obvio que se a página não está a ser indexada, esta não irá aparecer numa pesquisa.

Dica SEO 5 – Optimizar o Título da sua Página Web

É sem dúvidas uma das optimizações mais fáceis de se realizar, que dá uma enorme vantagem no ranking dos motores de busca. Mas muitas das pessoas percebem-nos mal. Cada uma das suas páginas deverá possuir o seu próprio título e sempre que possível, coloque uma palavra-chave ou uma frase neste.
Em baixo encontram-se dois possíveis exemplos que se poderia usar para a página “Sobre Nós” do WordPress Total.

Sobre Nós – WordPress Total (Este é o usado pelo Celso)
Sobre WordPress Total – WordPress Themes, Plugins, Recursos e Dicas para Webmasters (Recomendaria algo do género)

Como podem notar o primeiro exemplo dado não possui palavras-chaves, enquanto por outro lado o segundo exemplo já contêm: WordPress Theme, Plugins, Recursos, Dicas para Webmasters.

Na minha opinião, este é o modo mais rápido para conseguir uma determinada página web do seu site esteja bem indexada nos motores de busca (Tente colocar nos títulos das suas páginas web o que as pessoas costumam pesquisar nos motores).

Dica SEO 6 – Verificar se o seu Template usa as Tags

As tags dos cabeçalhos (<h1>,<h2> and <h3>) são importantes para os web crawlers. Porque o que colocar entre essas tags, irá possuir uma importância acima do conteúdo normal. Quanto menor o valor da tag do cabeçalho, maior será a sua importância.

Dica SEO 7 – Sites em Flash ficam bonitos, mas a Indexar são pobres

Sites feitos em Flash podem ser engraçados, devido muito a animação que este permite, mas tem de se ter cuidado na projecção de um site em flash, porque os “bots” possuem problemas no rastreamento e na compreensão dos sites em flash e até nos menus feitos em flash.

Dica SEO 8 – Utilizar o Atributo para as Imagens

Ao utilizar imagens nos seus sites, é extremamente importante de que se certifique de incluir a tag . Muitas pessoas pesquisam imagens nos motores de busca e essas “tags” irão ser rapidamente importantes no código do seu site. Os web crawlers não podem indexar imagens, mas podem rastrear as tags “ALT”.

Dica SEO 9 – Incluir as Tags

Como já provavelmente sabe o Google devido a determinados abusos praticamente ignora a famosa meta tag (). Contudo, outros motores de busca, como o Bing, Yahoo, Sapo, Ask ainda levam em conta essas tags para ajudar a indexar o seu site e a sua procura.

A Google está costamente a alterar e a evoluir o seu algoritimo de indexação. E quem sabe se um dia não voltam a referenciar as “tag keywords”, de uma forma diferente e que permita indexar e classificar o seu site, por isso deixe essas mesmas tags no código do site.

Dica SEO 10 – Evitar Conteúdo Duplicado

Ou seja, mostre apenas uma vez o mesmo conteúdo ao Googlebot. Em baixo deixo um vídeo do Greg Grothaus sobre Conteúdo Duplicado (Duplicate Content).

Espero que este artigo o ajude a subir os seus sites no ranking dos motores de busca. Caso tenha alguma dúvida deixe um comentário para que o possamos ajudar.

Fonte: WP Total

Posts Relacionados