Redes sociais de nicho: uma tendência definitiva

redesociaisnicho_topo

As redes sociais sempre existiram na internet. Desde que tudo começou sempre existiu um espaço online onde era possível conhecer outras pessoas e se relacionar com elas. Com os avanços da tecnologia, as redes sociais foram mudando de formato e se tornando cada vez mais comum em nossas vidas, pois elas permitiam um contato rápido com os amigos e uma interação cada vez maior entre as pessoas.

O mais interessante nesta história toda é ver como esses sites e serviços evoluíram ao longo dos anos, alguns deles fecharam, outros mudaram de foco e alguns deles simplesmente desapareceram. Quem não lembra do antigo ICQ, do Myspace e do famoso Orkut? Pois é, a revolução fez com que as redes sociais sofressem inúmeras alterações até chegar no que temos hoje como um dos principais sites da internet, o Facebook.

Porém, o reinado do Facebook já não anda mais o mesmo como visto no passado. As pessoas, por maior que seja o interesse em uma rede social, tendem a ficar cansadas de utilizar o mesmo serviço todos os dias e iniciam uma busca por algo novo, diferente e que tenha relação direta com seus gostos. O Instagram é um exemplo disso, pois é uma rede social que tem como foco as fotografias, ou seja, reúnem um grupo de pessoas que está mais interessado em publicar fotos do que em compartilhar o seu dia a dia (como é feito no Facebook).

E é neste momento que surge um novo conceito na internet, as redes sociais de nicho. Elas não pretendem abranger um grande número de usuários, mas sim pessoas interessadas em assuntos comuns como música, televisão, fotografia e relacionamentos. As redes sociais de nicho estão “roubando” usuários das redes convencionais e tendo um destaque cada vez maior no cenário da internet. Mas por qual motivo?

Isso ocorre porque nas redes sociais comuns existe todo tipo de assunto, de política a humor, de felicidade a tristeza. Isso faz com que os usuários vejam coisas que não os agradam, o que os obriga a procurem algo mais específico de acordo com suas preferências. Se eu gosto de fotografia, então vou participar do Instagram, se eu curto música, então participo do SoundCloud, se eu gosto de moda, participo do Fashion.me, e por ai vai. Hoje as redes sociais de nicho são perfeitas para mostrar como a internet é aberta a possibilidades, mostrando que não há domínio de apenas um ou outro site, pois há espaço para todos, pois os gostos são diferentes.

Fonte: blogmidia8.com

Postagens Relacionadas