7 ferramentas para gerenciar o Twitter no dia-a-dia

7-ferramentas-twitter-topo

Ferramentas que facilitem nosso dia-a-dia no gerenciamento de redes sociais são sempre válidas e bem-vindas. Cada profissional possui particularidades e maneiras próprias na gestão desses canais, mas algumas sempre se destacam por serem aceitas tanto por usuários mais avançados como pelos que não têm tanto conhecimento sobre o assunto.

Porém uma coisa que notei em todos os eventos sobre comunicação digital ou redes sociais que o blog esteve presente, é que muitos participantes vinham me perguntar quais ferramentas eu estava usando no momento, pois haviam gostado da interface de uma ou de outra, mas não as conheciam. Em 90% dos casos eu estava com o TweetDeck aberto. Sim, apesar de popular, muitos usuários ainda não o conhecem.

Pensando nisso, listei abaixo algumas ferramentas que são válidas para o uso diário, auxiliam na gerenciamento de perfis e, de quebra, ajudam na hora de desenhar alguma estratégia a curto prazo.

1. TweetDeck

O TweetDeck pode ser usado no desktop ou como extensão para Chrome, compatível com Mac e Windows. É um excelente auxílio para gerenciar diversas contas dado pela velocidade do aplicativo, capacidade de agendar publicações e a facilidade com que monitoramos um hashtag. Porém preciso confessar: até hoje utilizo a versão antiga para desktop. A nova versão não faz jus ao nome, é confusa e faz com que o usuário se perca. Não é difícil achar a antiga versão para download.

2. HootSuite

Na linha do TweetDeck, o HootSuite é um excelente cliente para Twitter para quem procura uma boa ferramenta para gerenciar diversas contas. Traz a opção de agendar tweets, analisar diferentes perfis e, em sua versão paga, o usuários consegue relatórios de monitoramento amigáveis. Não há uma versão para desktop, mas você encontra diversos plugins para Chrome que facilitam a vida de quem encontrou algo e quer twittar, mas de modo personalizado ou, até mesmo, agendar a publicação.

3. Dlvr.it

Ao contrário de diversos outras ferramentas, o Dlvr.it nunca me deixou na mão quando o assunto é configurar o feed para que novas postagens do blog sejam automaticamente publicadas no Twitter. O Twitterfeed, talvez o mais conhecido, chegada a ter um atraso de horas em relação ao horários do post no blog. É bom, mas o Dlvr.it jamais falhou comigo, além de permitir o gerenciamento de várias contas e ter uma usabilidade pra lá de simples.

4. SocialBro

O SocialBro é uma ferramenta interessantíssima para quem quer dar uma analisada mais profunda no seu perfil. Possuí análises em tempo real, exibe os melhores horários para twittar, permite ver impactos causados, entre tantos outros recursos. Funciona como aplicativo para desktop ou extensão para Chrome. É bem completo para um serviço gratuito. A dica aqui é sincronizar diariamente seu perfil para que os dados sejam atualizados.

5. TweetEffect

O TweetEffect funciona como um observador das suas atividades. Analisa quantos seguidores você ganhou e quantos perdeu a cada tweet, um a um, avaliando sua performance na rede. É impossível atestar a confiabilidade do aplicativo, mas serve como base para ver, de uma maneira bem rápida e sem maiores ensaios, quais publicações surtiram efeito positivo e quais geraram um impacto negativo.

6. Timely

A ferramenta Timely analisa os melhores horários para você agendar seu tweet, prometendo gerar um maior impacto sobre os seus seguidores. Novamente, é impossível atestar a total funcionalidade do recurso, já que alguns horários sugeridos são bem alternativos ao que geralmente postamos. Mas dá indicadores de impacto e é interessante para fins de análise. No blog do Paulo Faustino você pode obter mais detalhes sobre ela.

7. Summify

O Summify não é necessariamente um serviço para Twitter, mas é uma ferramenta que filtra suas redes sociais e envia, direto para o seu e-mail, as mensagens mais relevante ao longo do dia. O aplicativo leva em conta a sua rede de contatos. Portanto, siga pessoas influentes na sua área. Esse recurso é bacana para sempre ter algo interessante para postar no microblog.

Fonte: Blog Midia8

Postagens Relacionadas