O que fazer para melhorar a conversão?

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Ao contrário do que estamos acostumados a ouvir falar, a conversão é um fator de extrema importância para qualquer marca. Tenho acompanhado uma série de campanhas pra gerar buzz e para premiar agências, mas na verdade, poucas delas estão pensando no resultado para o cliente. O profissional de planejamento estratégico digital precisa pensar em como trazer retorno ao cliente, em qualquer ação que coloque no ar.

O primeiro passo para melhorar a conversão, seja no site, na campanha ou em uma ação em alguma rede social é saber qual o objetivo de cada uma dessas ações. Sem ter um objetivo bem definido é difícil saber se a ação está sendo péssima, ruim, boa, ótima ou excelente.

Definido o objetivo, o próximo passo é entender quais as ferramentas de métricas serão usadas. Para os planners, métricas são as ferramentas mais importantes, pois mostrarão a performance do site. Além de entender quais métricas usar, é preciso saber o que mensurar. Na minha opinião, tudo tem que ser mensurado. Claro que alguns pontos devem ter uma atenção maior e esses pontos são decididos com o cliente, e de acordo com os objetivos.

Depois de fazer essas duas ações, o próximo passo é colocar a campanha no ar e mensurar. Se possível, hora a hora. Na internet é possível acompanhar tudo o que ocorre em tempo real, por isso é preciso analisar o que está acontecendo no site ou na campanha. Nas redes sociais esse tempo é aida mais precioso, 10 minutos podem ser uma eternidade. Se você demora 10 minutos para responder a um cliente, ele pode ir para a concorrência ou falar mal da marca.

Analise do que está acontecendo no site; ter um objetivo definido; e ter uma ação bem planejada são os pilares para trazer retorno para as marcas. Para elevar esses resultados é preciso saber o que está acontecendo e agir, caso os resultados não estejam próximos da meta e do objetivo.

O famoso “Plano B” é importante nessa hora e deve ser contemplado no planejamento. O plano B entra em ação quando a performance do site está abaixo do esperado. É quando o banner da campanha está com CTR baixo, quando as ações nas redes sociais não está trazendo leads ao site ou quando o site não está com o número de visitantes únicos que foram estipulados.

E como modificar esse cenário? Focando no que está dando resultado!

Vamos supor que o site esteja com números baixos, porém o Twitter tem gerado um bom número de acessos, mas o banner na home do site vertical XPTO não. A idéia é focar no Twitter e buscar um site com o mesmo perfil, mas que tenha uma performance maior.

Não há muitos segredos. Você precisa analisar as métricas, ver os canais que estão dando mais resultados e focar nesses canais. O que não dão resultado você deve eliminar e buscar outras ações para que esse site aumente a sua performance.

Fonte: Imasters

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