Networking Engine Optimization para Mídias Sociais

neo-networking-search-engine-optimization-topo

Dias atrás, pesquisando web afora, encontrei em um blog um artigo bem interessante; pelo que vi é um termo recém-inventado chamado “Networking Engine Optimization, ou NEO, que é basicamente um modelo de como otimizar o seu conteúdo para aproveitar da melhor maneira os algoritmos em plataformas de redes sociais (post no feed do Facebook, trending topics do Twitter, etc.).

Então, quando vamos para Facebook e vemos o conteúdo em “tempo real” do que está acontecendo em nossa rede, aquelas informações que aparecem não são aleatórias.

Tenha em mente que, com centenas de amigos por usuário, a probabilidade de uma grande quantidade de atualizações aparecerem em seu feed é muito ampla; por isso, por trás desses conteúdos existe uma classificação para que os usuários recebam o que seja interessante para eles.

O NEO (Networking Engine Optimization) é semelhante ao Search Engine Optimization, ou SEO, em que o proposito é “otimizar”; o conteúdo para obter melhores resultados. Em SEO, você está atrás de um melhor posicionamento nos mecanismos de busca. No caso do NEO, é ter uma melhor visibilidade para o seu conteúdo.

Assim, como otimizar o seu conteúdo para a Facebook? Bem, isso é uma boa pergunta… Como o algoritmo do Google, o algoritmo Facebook é praticamente um desconhecido. Vamos dar uma olhada no que sabemos.

Há algumas variáveis para tentarmos desmistificar essa equação:

  • Fãs ativos – O número de fãs que têm escrito em seu mural, ou, de alguma forma, interagido com suas mensagens (curtir, comentários ou ações).
  • Interações - Um total de todas as interações (curtir, comentários ou shares).
  • Qualidade do conteúdo - Um sistema de pontuação de 5 estrelas com base na porcentagem de seus fãs que se envolvem quando você posta algum conteúdo. O número de estrelas é feito para comparar a qualidade da sua página com páginas que são semelhantes (aproximadamente o mesmo número de fãs).
  • Afinidade: O relacionamento com o usuário que criou a mensagem. Quantas interações você teve com seus amigos entre os amigos dos seus amigos (ou página) e você.
  • Força: A quantidade de interações com o conteúdo. Ou seja, os mais “clicados”, “curtir” em “share” ou comentários – este conteúdo será exibido no mural.
  • Tempo: A vida do conteúdo, quanto mais velho menos relevante é. Uma vez que esse conteúdo tenha sido postado em um período de até 30 horas, a probabilidade de que esse conteúdo saia da página “Notícias” é muito maior. (Apesar de que existe conteúdo de até 5 dias que aparecem nas principais noticias. Não sei o motivo, mas foi isso que já observei em meu mural.)

Agora, você não tem que ser um expert para descobrir como obter uma melhor pontuação para seu conteúdo. Você apenas tem que criar um melhor conteúdo, certo? Bem, isso é parte da batalha. Que parte, não está realmente certa ainda. Veja, Facebook possui duas formas de alimentação de noticias para seus usuários.

O Facebook atualmente divide o conteúdo para você em “Principais notícias” e “Notícias recentes”. Estes dois locais é onde o algoritmo vai “passear”, e aí a necessidade de otimizar o conteúdo. Seu conteúdo não é mais garantido de aparecer no “News feed”; de todos os usuários. Agora, suas mensagens são classificadas por algum algoritmo.

Coisas básicas até agora.

Agora, aqui está o problema… Se você não criar um conteúdo que seja um “Killer” provavelmente seu conteúdo não será visto, porque o Facebook não está mostrando apenas pessoas, a menos que clique em “mais recentes” para ver tudo.

Aqui vão algumas sugestões de como você pode obter uma melhor interação com seus posts:

  1. Certifique-se que suas mensagens são relevantes para seus amigos e fãs.
  2. Mensagem com conteúdo atraente – fazer perguntas, criar polêmica, mostrar alguma emoção!
  3. Mensagem de forma consistente e com frequência, mas não a ponto de ser chato. Mensagens sobre algo relevante e interessante.

Em suma, o NEO é diferente para cada usuário; por exemplo, se uma pessoa tem mais amigos, menos chances de receber suas notícias. O mesmo vai acontecer com páginas, se sua empresa tem mais fãs do que o outro e eles comentam seus posts, ou seu site tem mais cliques em “curtir”, serão adicionados aos pontos fortes e assim o posicionamento vai melhorar.

Fonte: Coletivo MídiaBoom

Postagens Relacionadas