• Ed. Salvador Trade Center
  • (71) 4042-1341​⁠​
  • (71) 98798-2767​⁠​

Networking Engine Optimization para Mídias Sociais

Dias atrás, pesquisando web afora, encontrei em um blog um artigo bem interessante; pelo que vi é um termo recém-inventado chamado “Networking Engine Optimization, ou NEO, que é basicamente um modelo de como otimizar o seu conteúdo para aproveitar da melhor maneira os algoritmos em plataformas de redes sociais (post no feed do Facebook, trending topics do Twitter, etc.).

Então, quando vamos para Facebook e vemos o conteúdo em “tempo real” do que está acontecendo em nossa rede, aquelas informações que aparecem não são aleatórias.

Tenha em mente que, com centenas de amigos por usuário, a probabilidade de uma grande quantidade de atualizações aparecerem em seu feed é muito ampla; por isso, por trás desses conteúdos existe uma classificação para que os usuários recebam o que seja interessante para eles.

O NEO (Networking Engine Optimization) é semelhante ao Search Engine Optimization, ou SEO, em que o proposito é “otimizar”; o conteúdo para obter melhores resultados. Em SEO, você está atrás de um melhor posicionamento nos mecanismos de busca. No caso do NEO, é ter uma melhor visibilidade para o seu conteúdo.

Assim, como otimizar o seu conteúdo para a Facebook? Bem, isso é uma boa pergunta… Como o algoritmo do Google, o algoritmo Facebook é praticamente um desconhecido. Vamos dar uma olhada no que sabemos.

Há algumas variáveis para tentarmos desmistificar essa equação:

Agora, você não tem que ser um expert para descobrir como obter uma melhor pontuação para seu conteúdo. Você apenas tem que criar um melhor conteúdo, certo? Bem, isso é parte da batalha. Que parte, não está realmente certa ainda. Veja, Facebook possui duas formas de alimentação de noticias para seus usuários.

O Facebook atualmente divide o conteúdo para você em “Principais notícias” e “Notícias recentes”. Estes dois locais é onde o algoritmo vai “passear”, e aí a necessidade de otimizar o conteúdo. Seu conteúdo não é mais garantido de aparecer no “News feed”; de todos os usuários. Agora, suas mensagens são classificadas por algum algoritmo.

Coisas básicas até agora.

Agora, aqui está o problema… Se você não criar um conteúdo que seja um “Killer” provavelmente seu conteúdo não será visto, porque o Facebook não está mostrando apenas pessoas, a menos que clique em “mais recentes” para ver tudo.

Aqui vão algumas sugestões de como você pode obter uma melhor interação com seus posts:

  1. Certifique-se que suas mensagens são relevantes para seus amigos e fãs.
  2. Mensagem com conteúdo atraente – fazer perguntas, criar polêmica, mostrar alguma emoção!
  3. Mensagem de forma consistente e com frequência, mas não a ponto de ser chato. Mensagens sobre algo relevante e interessante.

Em suma, o NEO é diferente para cada usuário; por exemplo, se uma pessoa tem mais amigos, menos chances de receber suas notícias. O mesmo vai acontecer com páginas, se sua empresa tem mais fãs do que o outro e eles comentam seus posts, ou seu site tem mais cliques em “curtir”, serão adicionados aos pontos fortes e assim o posicionamento vai melhorar.

Posts Relacionados