A Magia e a Maldição das Mídias Sociais

imagem-topo-magia-maldicao-midias-sociais1

A magia da mídia social é a descentralização e a falta de controle – a maldição da mídia social é descentralização e a falta de controle .Para as empresas, as mídias sociais podem representar o paraíso quando tudo corre bem, porém, uma variável negativa pode mudar tudo isso rapidamente. Recentemente pudemos observar o caso da Brastemp e da Renault, onde clientes insatisfeitos conseguiram arranhar a imagem dessas marcas.

A mídia social é o lugar onde a voz do cliente é amplificada. As empresas não conseguem mais se esconder atrás daquele velho sistema burocrático. Mesmo as super-organizações agora não estão mais imunes ao novo consumidor, que deseja conversar com as marcas e esperam ser tratados mais do que como uma simples estatística, e hoje, são poucas as empresas que estão prontas para terem essa conversa.

As empresas devem se preparar para uma nova realidade que começa a despontar com a popularização da internet e das mídias sociais que assumem um papel cada vez mais importante nas decisões de compra. Segundo estimativas da Nielsen, em 2020 serão mais de 5 bilhões de usuários de internet em todo o mundo. Desse total, 70% estarão em redes sociais, interagindo ainda mais com amigos, marcas e produtos.

Entender o novo consumidor e saber construir relacionamentos será o caminho para o fortalecimento das marcas – nenhuma marca ou produto é infalível, porém, tentar camuflar as falhas e subestimar os consumidores cada vez custará mais caro para a imagem de uma empresa. Não é uma questão de ser infalível, mas uma questão de atitude.

Fonte: Mídias Sociais

Postagens Relacionadas