• Ed. Salvador Trade Center
  • (71) 4042-1341​⁠​
  • (71) 98798-2767​⁠​

6 formas infalíveis para errar na sua campanha nas redes sociais

Pesquisa recente do Ibope Media apontou que 87% dos internautas brasileiros estão presentes nas redes sociais e que, desse total, 60% aprovam que empresas divulguem seus produtos e serviços. Já uma pesquisa internacional realizada pelo Altmer Group para a revista Business Week destacou que empresas atuantes nas redes sociais tiveram crescimento em até 18% do seu faturamento. Não é à toa, portanto, que as redes sociais sejam o tema do momento e todo mundo queira participar e garantir o seu espaço de alguma forma.

O problema é quando as empresas se lançam nesse novo ambiente sem se preparar adequadamente, correndo o risco de gerar efeito contrário ao que esperavam: antipatia, reclamações e rejeição aos seus produtos. E isso é muito mais fácil de ocorrer do que se imagina.

Pela facilidade e aparente simplicidade com que é possível criar um perfil, uma comunidade ou uma página e iniciar ações promocionais, as empresas ficam expostas a erros que podem comprometer toda a campanha e inclusive a sua imagem no mercado. É só pesquisar nas próprias redes sociais para conhecer as iniciativas mal sucedidas tanto no Brasil quanto em outros países.

O mais grave é que não se percebe o que está sendo feito de errado. Tudo parece normal até se verificar que a promoção foi um fracasso ou, pior, gerou inimigos insatisfeitos ao invés de amigos e fãs.

A maioria desses problemas poderia ser evitada se houvesse uma preocupação inicial com o planejamento, avaliação do público-alvo, perfil do responsável pela atuação nas redes sociais, definição das estratégias, política de atuação, ações e indicadores de resultados. Com base em nossa experiência e no acompanhamento de outros casos, levantamos seis dessas situações aparentemente comuns, mas capazes de comprometer uma campanha ou a própria atuação da empresa nas redes sociais. São elas:

Esses são apenas exemplos que estão longe de esgotar o assunto. Existem diversas outras situações que podem contribuir para o fracasso de uma campanha. Se você conhece ou já passou por uma, deixe seu comentário.

Fonte: Imasters

Posts Relacionados