6 erros para se evitar nas mídias sociais

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Não é de hoje que erros com marketing em mídias sociais são temas de discussão quando o assunto são as ações nessas redes. Grandes nomes do varejo online e offline nos servem de exemplo do que não fazer em mídias interativas como o Twitter e o Facebook.

Contudo, os erros sempre servem para um aprendizado. Nesse sentido, podemos destacar alguns tópicos para que sua empresa não caia na armadilha de apresentar uma imagem negativa aos e-consumidores através das redes. Analise e, se necessário, corrija-se:

Falta de planejamento

O primeiro erro grave que uma empresa comete no mercado virtual é estar fora das mídias sociais. O segundo é entrar nelas sem qualquer planejamento. Para planejar o que será publicado nas mídias, é preciso pensar em como este canal pode ajudar no crescimento de seu empreendimento: se em marketing, em divulgação, em atendimento, em um canal para tirar dúvidas, etc;

Falta de especificação

Outro erro muito comum cometido em mídias sociais é a mistura de um perfil pessoal com um profissional. Além de não ser ético, integrar as duas coisas em uma só conta é inútil, pois o consumidor está interessado em sua loja, não em suas observações pessoais. Por isso, não poste fotos e mensagens pessoais em seu perfil empresarial;

Falta de consideração

As mídias sociais se tornaram mais um canal que possibilita o contato entre empresa e consumidor. Dessa forma, é necessário estar atento às interações de seu público para não deixar o cliente sem resposta. Além disso, ignorar o cliente propositalmente não é uma atitude profissional, e pode pôr sua reputação em risco. Interaja com o cliente sempre, inclusive quando se tratar de críticas;

Falta de senso

Como visto no link acima, o grande erro das empresas virtuais está em seu conteúdo. Por isso, tenha em mente que seu consumidor deve ser atraído à sua loja através de informações relevantes, úteis, que lhe chamem a atenção. Trabalhe suas postagens de forma criativa, mas seja sempre ético;

Falta de profissionalismo

Um perfil empresarial, por mais que seja criticado, xingado ou insultado, nunca deve responder na mesma moeda. Isso porque, independente do que o consumidor exaltado lhe diga, sempre espera-se uma postura profissional da empresa. Ou seja, nunca revide as críticas de seus clientes, mas trate-os de maneira respeitosa e ética;

Falta de humildade

Errou diante de seu público nas mídias sociais? Tire a informação do ar e desculpe-se o mais rápido possível. Além de ser uma tentativa de se justificar é, sem dúvida, uma maneira eficaz de reorganizar sua imagem diante do mercado virtual e perante seus potenciais consumidores. Veja bem: só apagar o erro não é a solução, é necessário que haja uma retratação por parte do empreendimento.

Fonte: Administradores

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