5 Indicadores do ROI em Mídias Sociais

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O ROI (retorno sobre investimento) em mídia social é algo que muitas vezes não se pode comprovar claramente. No entanto, existem alguns indicadores que nos fazem ver qual é a nossa presença em redes sociais, se estamos no caminho certo e que importância devemos dar a cada uma das áreas em que trabalhamos.

Medir ROI em mídia social não é fácil, especialmente se considerarmos que muitas vezes é voltada para aspectos intangíveis, como imagem de marca. Estudos mostram o benefício que os mecanismos de busca fazem com o retorno do investimento, sendo as redes sociais prejudicial a este fator.

Em qualquer caso, conhecer o ROI que produzem os recursos destinados as mídias sociais é algo que as empresas precisam saber. Uma maneira de entrar em sintonia com este campo é avaliar a nossa presença online. Embora seja difícil obter exatidão nessa área, a especialista em marketing, Heidi Thompson escreveu um post para Media Today Social, com cinco indicadores apontando para este fator:

1 – Os sites de referência:

Saber de onde o tráfego de um site é importante para poder recursos de outro site. Se mais da metade do tráfego vem do Facebook, enquanto apenas 15% vêm do Twitter, o foco deve ser na primeira rede social. Ela virá mais cliques e, portanto, contribui mais para promover o nosso website.

2 – Comentários:

Prestar atenção aos comentários que os usuários fazem em determinadas publicações é essencial. Com base neste conhecimento, temos ideia de quais itens os usuários tem mais interesse.

3 – Influência:

Uma das aspirações mais comum entre as empresas com forte presença nas redes sociais é medir a sua influência sobre eles. Thompson propõe o uso do Klout para medir a força que um usuário de mídia social pode desencadear sobre os outros. Klout usa dados do Twitter, Facebook, LinkedIn, Google + e Foursquare para realizar essas medições.

4 – Análise dos sentimentos:

Este item é avaliar e quantificar em estatísticas a opinião de usuários em uma determinada marca, empresa ou entidade. Existem ferramentas que monitoram os comentários ou determinadas palavras. De lá, você pode automaticamente saber se o que eles dizem é positivo ou negativo.

5 – Menções:

Controle em que sites uma marca é mencionada, isto é importante, pois pode prevenir crises online. Ouvir o buzz em torno de uma determinada marca não só é importante do ponto de vista da gestão de reputação, mas também porque ela serve como uma maneira de compreender e aperfeiçoar as formas de se trabalhar com uma marca. Como afirmam Dambrós e Reis “já não se trata de fazer os consumidores comprarem a marca, mas de incentivar que eles se organizem ao seu redor”.

Redes como Blogs, Fóruns, Twitter, Facebook, Orkut, FlickR, Youtube e várias outros ambientes sociais são um poço de informações sobre o que os usuários da web estão interessados e quais são as suas opiniões sobre um assunto qualquer. Apesar dos desafios, a realidade cada vez mais, mostra que as empresas que já aceitaram o monitoramento como uma realidade estão conseguindo minimizar danos ao mesmo tempo em que auxilia empresas nas diversas tomadas de decisão do cotidiano.

 

Fonte: Bruno de Souza

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