• Ed. Salvador Trade Center
  • (71) 4042-1341​⁠​
  • (71) 98798-2767​⁠​

5 dicas de boas maneiras no Twitter

O Twitter é a metralhadora de pensamentos e vontades dos internautas. Nunca foi tão fácil falar para tanta gente, participar de “debates” e comunicar-se em drops. Ao mesmo tempo, nessa terra sem lei tem gente que abusa demais.

Em toda rede social, digital ou não, estabelece-se um conjunto de normas implícitas, porém compreendidas pelos seus participantes, pelo menos pelos mais atentos e conscientes de que estão fazendo parte de um grupo. Quem fere essas normas gerais é rechaçado pela maioria das pessoas, ficando à parte do grupo ou se juntando a grupos que compartilhem das mesmas “subnormas” (até o dia de ser expulso novamente). Decidi separar algumas das regrinhas que muita gente conhece, mas nem todos, sobre como se comportar no Twitter para fazer um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar.

1 – Esqueça o “Me segue de volta”

Mendigos de Twitter, aquelas pessoas que saem implorando que outros os sigam, apenas conseguem criar links frágeis e sem qualquer acréscimo de valor, até porque quem adota um usuário desse tipo é também um praticante de mendigagem tuiteira. Então, esses usuários vão em busca de seguidores para juntar número. Relacionamento, que é bom, fica em 3º ou 4º plano.

2 – Esqueça o “Mim cegue divouta”

Se você vai sair por aí pedindo pros outros te seguirem, pelo menos faça isso escrevendo da forma correta. Às vezes me deparo com tweets que misturam português errado com abreviações de palavras. Não entendo nada e creio que muita gente também não, então esse tweet provavelmente é ignorado pela maioria.

3 – Pare com o tweet spam

Se você tem algo a divulgar no Twitter, o faça de forma interessante, para que ele atraia a atenção do leitor e até haja a possibilidade de ser retuitado, se a mensagem realmente for interessante. Tente entregar valor ao receptor da mensagem transmitindo algo interessante para ambos, não apenas para você.

4 – Quem com ferro fere…

Se você se acha o bambambam sem papas na língua que diz o que pensa na hora que quer, porque fica irritadinho quando te devolvem o troco? Educação é bom em qualquer ambiente. Não é porque o Twitter é uma sala gigante digital onde cabe todo mundo que a educação e o respeito ao próximo ficam de fora. Tem algo a dizer que vai ferir alguém? Pense nas consequências disso.

5 – Espelho, espelho meu…

Narcisismo existe em toda rede social e no Twitter não seria diferente. E como em toda rede social, só alguns se submetem a admirar e adorar os narcisistas. A maioria das pessoas quer conversar, trocar ideias, fazer amizades e se divertir em conjunto. Se você participa do “egoismo coletivo” e vive apenas para falar de si mesmo para si mesmo, saiba que está perdendo uma ótima oportunidade de crescer como pessoa e em grupo.

O Twitter é uma ferramenta de comunicação maravilhosa, quando usada para o diálogo e compartilhamento de conhecimento. Existem muitos exemplos de bom uso do Twitter que devemos copiar. Também existem os casos execráveis que não devemos repetir. Vamos aproveitar a oportunidade e fazer conexões que valorizem e melhorem nossas vidas.

Posts Relacionados