4 objetivos que sua empresa deve monitorar em mídias sociais

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Como já disse várias vezes, há aspectos diferentes em estratégia web que toda empresa deve ter, como um site, um blog e uma presença em redes sociais. Hoje vamos falar sobre algo menos específico e você deve saber se você ainda não planejou sua estratégia de mídia social, ou se você está apenas começando, quero dizer, os quatro objetivos principais que você deve perguntar a si mesmo, e como você pode monitorar, por lembrar que não é apenas planejar a estratégia e implementá-la, é necessário também medir seus resultados para entender melhor que pontos precisa melhorar.

Também é importante analisar pessoalmente como cada um dos seguintes objetivos se relacionam com os objetivos no curto, médio e longo prazo, e por último sobre a importância de cada objetivo. Vamos ver.

Primeiro objetivo: divulgar sua marca

Como sabemos, as redes sociais estão em causa, apenas ter um perfil não é suficiente, o relacionamento constante é a melhor forma de divulgar seu negócio.

Sempre que as pessoas conhecem a sua marca, elas podem começar a interagir com ela em redes sociais, seja retuitando (Twitter), compartilhando e curtindo suas publicações (Facebook), ou repinando suas imagens (Pinterest), marcando com +1 no Google +.

Medir o impacto com o Klout

Uma das ferramentas mais eficazes e reconhecidas para medir o impacto das publicações em redes sociais, é o Klout , que está cada vez melhor, melhorando os seus algoritmos e mostrando dados cada vez mais reais.

Atualmente, o Klout é muito simples e fácil de usar, dá-lhe uma pontuação com base no impacto das suas publicações, bem como um exemplo de como e quanto cada publicação influencia seus seguidores. Este serviço permite-lhe agora medir a sua influência no Facebook , Twitter , Google+ , LinkedIN , e planeja aumentar seu apoio a redes como o YouTube , Instagram e outros.

Então quer dizer que, quanto maior sua pontuação no Klout, maior será sua influência? Não. Sua influência é determinada pela sua interação na rede e não pelo tanto de contatos que você tem, ou seja, você pode manipular sua pontuação o Klout.

Segundo objetivo: aumentar o tráfego para o seu site

Se você tem um blog ou um site simples, você sabe que para gerar leads através deste, é importante atrair uma grande quantidade de tráfego (real), porque mesmo que você tenha um site com um design excelente e a melhor usabilidade, se não for acompanhado por boas técnicas de SEO e mídias sociais, ele nunca vai decolar.

Divulgação de seu site em redes sociais não é apenas ter um link em sua biografia, mas periodicamente partes, partes seus posts, ofertas e novos produtos (se você tem uma loja on-line).

Medir o tráfego com relatórios sociais do Analytics

O Google Analyticsé uma ferramenta de comunicação muito versátil e que possui um recurso para monitorar dados sociais, você deve seguir estes passos (supondo que você tem seu site registrado na sua conta do Analytics) :

  1. Registre-se no Analytics
  2. Vá até a aba “Relatórios padrão” no menu superior.
  3. Na barra lateral esquerda, clique na opção que diz “Fontes de tráfego”, um menu.
  4. Clique na opção de “Social”.
  5. Selecione “Visão Geral”, ele irá pedir para definir algumas metas que pretende alcançar como um negócio (se você não tenha notado antes).
  6. Agora você pode ver claramente de onde o tráfego vem de forma segmentada: redes sociais, e o restante (tráfego orgânico, outros sites, etc), definir um período para registrar e comparar.

Terceiro objetivo: manter a lealdade dos visitantes

Uma vez que seu tráfego aumentou, você deve mantê-lo e focar em aumentar. Para manter está em causa, idealmente, este tráfego é dos mesmos visitantes, incluindo aqueles que vieram para o seu site através de redes sociais, esses usuários são leads para conversões.

Como isso acontece? Existem várias maneiras de se tornar um lead em seu site, o download de um e-book ou a subscrição de uma “newsletter“, considerado mais pessoal do que segui-lo em redes sociais. Para medir a lealdade de seus seguidores em mídias sociais em seu site, uma excelente opção é a seguinte:

Configurar o Google Analytics para medir a “lealdade”

Mais uma vez, o Google Analytics é muito versátil. Para isso, você terá de fazer duas coisas: primeiro, configurar o Google Analytics, a fim de fazer a medição, e em seguida, usando essas configurações para medir a “lealdade” das redes sociais.

Configuração

  1. Entrar no Google Analytics e ir ao painel de administração (administrador) do seu site.
  2. Clique na opção “Segmentos Avançados”
  3. Criar um novo segmento chamado “Social Media”, ou como preferir.
  4. Clique na caixa verde que diz “Ação do Evento” e escolha “Fonte” na caixa de texto à direita (depois do menu drop-down intitulado “contém”), digite a URL da rede que quer monitorar.
  5. Clique na opção “Adicionar instrução”, depois em “Adicionar uma dimensão ou métrica”, e novamente escolher “Fonte” para adicionar o URL de outra rede social.
  6. Repita o passo anterior para todas as URL de redes sociais que precisa monitorar.
  7. Assim que estiver pronto, clique em “Salvar Segmento” para salvar essas configurações personalizadas.

Medição

  1. Vá para a opção “relatórios padrão do Google Analytics”.
  2. Selecione a aba “Geral” na barra lateral esquerda.
  3. Clique no menu “comportamento” e escolha “Frequência e visitas recentes”.
  4. Selecione a opção “Segmentos Avançados”.
  5. Vá ao segmento intitulado “Social Media” (ou qualquer outro nome) na parte de “Segmentos personalizados”, clique em “Aplicar”.
  6. Some os percentuais das três primeiras filas, este será o seu percentual de visitantes que retornam a partir de redes sociais.
  7. Verifique isso regularmente por mais tempo esse percentual pode ser maior.

Quarto objetivo: as taxas de conversão

Finalmente, é inútil espalhar a sua empresa nas mídias sociais se você não segue aqueles que possam a vir ser seus clientes. Se você está se perguntando que estratégias você deve usar para conseguir isso, não vamos falar nesta ocasião, mas é importante estar ciente de que este é o objetivo mais importante, porque se você não atender a isso, sua empresa poderia desabar, e no caso de um negócio baseado na web (como uma loja online) poderia falhar.

Medir a conversão é algo que você deve fazer, não importa o seu negócio está apenas começando como tal, ou está apenas começando, com presença na web, é extremamente importante fazer regularmente. Se você tem uma boa quantidade de leads, esta medida será promissora.

Como medir? Com o Google Analytics (de novo)

Outro exemplo da versatilidade desta ferramenta Google. A fim de medir as taxas de conversão de rede social, você precisa ter metas definidas dentro Analytics para o seu site (como eu disse algumas linhas atrás).

  1. Entrar em seu site Analytics
  2. Escolha a opção “Relatórios padrão” no menu superior (laranja)
  3. Na barra lateral esquerda, abra a guia “Fontes de tráfego”.
  4. Clique no “Social” e selecione a opção de “conversões” no menu recém-inaugurado.
  5. Registre o número de conversões e o valor da conversão, isto lhe dará uma ideia melhor sobre como o seu Lead se torna um cliente.

Depois de ter configurado tudo, o ideal é registrar as medições feitas pelo Google Analytics, Klout e outras ferramentas que você escolheu utilizar, pelo menos, a cada mês, o que lhe dará uma ideia melhor se suas campanhas de publicidade, promoção e conversão em redes sociais estão trabalhando ou não, o que pode até mesmo levá-lo a repensar alvos.

Além disso, você deve ver o fato de fazer essas medições como um investimento de tempo, uma vez que irá levar algum tempo a cada mês para refinar as suas estratégias.

Qual a experiência que você tem em redes sociais com o seu próprio negócio?, Como você foi útil realizar estas medições periodicamente?

Fonte: Marketing Digital Blog

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