4 chaves para um relacionamento de sucesso nas redes sociais

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As mídias sociais são complexas e requerem um pouco mais de atenção em relação às outras mídias quando o assunto abordado são o planejamento, a execução ou o relacionamento. Obter sucesso nesses meios não é algo tão simples. Fracassar também não é o mantra de ninguém. Porém o mais difícil é manter um bom relacionamento com o seu público através das redes sociais.

Para atuar nas mídias sociais é necessário, antes de mais nada, compreender esse meio. Como as pessoas agem quando estão conectadas? Qual é a percepção que os usuários têm da sua marca? Seu público realmente está online? São questão simples que podem ajudá-lo na hora de construir um relacionamento digital com seus clientes. Confira abaixo 4 dicas para fortalecer sua relação:

1. Sua exposição digital é muito importante

Você sabe o real motivo da sua empresa entrar nesses canais? Lembre-se que redes sociais não são meros canais de vendas; o quesito aqui é relacionamento. Expor sua marca, produto ou serviço de maneira inadequada pode comprometer todo o relacionamento com o seu público, mesmo você já estando há um bom tempo no universo digital. Sua empresa deverá expor que procura um relacionamento com os clientes através das mídias sociais, e não que pretender infernizá-los com promoções tolas e sem sentido. Cuidado.

2. Sempre renove as informações sobre sua empresa

O que seus clientes sabem sobre a sua empresa? Fornecer as informações certas e no tempo adequado podem significar a crucial diferença entre um bom atendimento de uma empresa que sonega informações sobre suas ações. Alimente constantemente seu público com conteúdo empresarial relevante, pois, desse modo, sempre estarão informados sobre a sua companhia, evitando que criem falsos levantamentos ou apontamentos desnecessários.

3. Contrate um profissional, não um guru

Sua empresa contratou um guru ou um profissional realmente qualificado para gerenciar o relacionamento com seus clientes via mídias sociais? É muito importante que o responsável pela equipe de mídia digital seja alguém capacitado e, principalmente, que conheça a sua empresa. Não adianta nada ter profundos conhecimentos em relacionamento digital empresarial se o profissional não detém informações suficientes sobre aquilo que diz defender. Uma equipe preparada passa credibilidade e, com isso, um melhor relacionamento se estruturará.

4. Dê importância ao diálogo, não às estatísticas

Seu chefe se preocupa mais com o nível de interação dos clientes ou com quantos seguidores você angariou no Twitter? Lembre-se: mídia social é um local de conversa, redes de relacionamentos e contatos profissionais. Não se apegue a números que muitas vezes são maquiados e fantasmagóricos. Um índice de desempenho muito melhor do que fãs no Facebook é o feedback que a empresa recebe e, é claro, analisa, já que apenas ser um receptor e não usar tais informações é tão ruim quanto não ter informação nenhuma. Puxe o cliente para uma conversa sincera e deixe os números para depois.
Sua empresa deve saber se expor digitalmente, ter um profissional capacitado para tais ações, sempre oferecer conteúdo relevante e, principalmente, jamais se esquecer do diálogo. Algumas companhias acham que perfil no Twitter é o suficiente para serem “legais”, “descoladas” ou, pior, “digitais”. Não caia em contradição e muito cuidado com discursos falsos. Redes sociais são sobre relacionamento. O resto é consequência.

Fonte: Blog Midia8

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