• Ed. Salvador Trade Center
  • (71) 4042-1341​⁠​
  • (71) 98798-2767​⁠​

2 ferramentas para mensurar marcas no Foursquare

O crescimento do Foursquare fez algumas marcas olharem com mais atenção para esta rede social. Alguns cases como, por exemplo, da Tabasco que premiou a melhor tip com descrição de um prato que usava a pimenta, incentivam ainda mais a interação com os usuários. Mas a falta de ferramentas que facilitem a mensuração de marcas na rede acaba dificultando o trabalho com o Foursquare.

O Scup consegue fazer buscas nas tips deixadas pelos usuários, mas por ser uma ferramenta paga alguns clientes não podem incluir ele no seu orçamento. Contudo, separei duas ferramentas gratuitas que ajudarão você nessa tarefa.

Lembrando que o Foursquare tem o seu analytics, tanto para perfil quanto para páginas, porém estas duas irão complementar o seu trabalho.

 

1 – Vizualistics

Muita gente não sabe, mas no Foursquare existe a opção da criar de páginas para marcas. Esta opção permite, além de ter um canal na rede, que empresas possam dar check-ins.

A ESPN usa este recurso para dar check-in nos estádios que ela irá transmitir os jogos.

Este recurso abre uma lacuna para sabermos onde damos mais check-ins com nossas páginas. É para preencher este vazio que o Vizualistics existe.

Ele monta um gráfico com os dados dos check-ins da empresa no últimos 12 meses e dividide por categoria de venues. A ferramenta mostra também o total e a média mensal de check-ins dado pela sua empresa.

O Vizualistics permite cruzar dados entre datas e categorias de venues para você obter estatísticas personalizadas sobre os check-ins da página.

A ferramenta é boa. A unica dificuldade que tive com ela foi não conseguir exportar os dados para trabalhar melhor nos relatórios.

2 – Fourscan

fourscan-sentimentalizando-tips

Semanalmente o Foursquare manda para o seu e-mail um relatório com as últimas atividades nas venues que você administra. Nele há informações sobre as fotos, tips, horários dos check-ins entre outros dados sobre suas venues.

Devido ao relatório ser semanal você leva muito tempo para saber se a empresa obteve um comentário positivo ou negativo. Você pode verificar de hora em hora se houve novidades na venue, mas quando o volume de tips é grande e você não tem uma ferramenta de otimização o trabalho fica complicado.

O Fourscan dá essa mãozinha para você. Ele mostra gratuitamente as últimas tips publicadas e classifica elas como positivas ou negativas. Isso facilita na hora de gerir uma crise ou ter o feedback das suas ações. Ele ainda mostra os usuários recentes que deram check-in na sua empresa.

O Fourscan possui a mesma desvantagem do Vizualistics. Não há a opção de exportar os dados. Também não devemos confiar 100% na classificação que ele faz nas tips. Algumas que eram claramente negativas ele sentimentalizou como positivas.

Fonte: MídiaBoom

Posts Relacionados