PHP 5.5 – Novidades e novas funcionalidades

php-55-novidades-novas-funcionalidades-topo

O PHP 5.5 entrou em estado beta no dia 21 desse mês(março), e deve ser lançada nos próximos dias.

Vamos à um resumão das mais interessantes novas funcionalidades que virão com essa atualização.

Todas essa novidades vão permitir a criação de sistemas e frameworks mais simples e eficientes, pois recursos desse tipo contribuem e muito para um código mais limpo e inteligente! :)

Generators (ou geradores)

Generators são bem comuns em outras linguagens (como Python), eles básicamente te permitem iterar em uma lista que não precisa ser alocada previamente.

Por exemplo: você precisa listar todos os números primos de 1 até 1.000.000, uma forma mais simples seria criar uma lista com todos sesses números e depois ir iterando nela, fazendo verificações se esses números são primos e imprimindo-os.. O problema aqui é que você terá uma lista de 1.000.000 de números em memória, o que pode ser custoso pra alguns sistemas.

Com generators você conseguiria fazer exatamente a mesma coisa, mas sem precisar armazenar essa lista em memoria… pra cada iteração ele “encontra” o próximo numero da lista… a lista vai sendo gerada número a número enquanto você está usando, ficando com apenas um número na memória.

Veja um exemplo disso funcionando:

Pra cada iteração o número “da vez” será entregue pelo yeld… No exemplo acima o “generator” é a função criada com o nome de xrange.

Foreach com suporte ao método list

Agora a função foreachtem suporte à “desempacotamento” através da função list, veja um exemplo:

Dereferencing de arrays e strings literais

Agora é possível indexar arrays e strings literais, por exemplo:

API oficial de senhas

E por último mas não menos importante, a nova e inédita API de hashing de senhas, algo bem interessante e que irá “padronizar” de uma vez por todas a questão de hashing/segurança de senhas&#8230.

Fonte: Thiago Belém Blog

Postagens Relacionadas