Google App Engine, PHP e Silex – Configurando um provedor de login

googleappenginephpsilex_topo

Em maio deste ano, o Google anunciou suporte PHP para o Google App Engine (GAE). PHPStorm, uma ótima IDE para desenvolvimento PHP, também anunciou suporte para o Google App Engine PHP. Por conta disso, é hora de hackear alguns bits com os “novos brinquedinhos”.

Eu já trabalhei em alguns projetos com o Google App Engine no passado (com Python). Com PHP, o processo é quase o mesmo. Primeiro precisamos definir nosso aplicativo no arquivo app.yaml. Em nosso exemplo, iremos redirecionar todas as requisições para o main.php, onde o nosso aplicativo Silex está definido

 

Criar um simples aplicativo Silex no Google App Engine é bastante objetivo (mais informações aqui). Por causa disso, iremos um pouco adiante. Usaremos framework de login fornecido pelo GAE para logarmos com a nossa conta do Google em nosso aplicativo Silex. Na verdade, podemos usar o processo de autenticação Oauth padrão, mas o Google forneceu uma forma simples de utilizar nossa conta do Gmail.

Agora faremos um LoginProvider para tornar o processo mais simples. Nosso aplicativo Silex de base será o seguinte:

 
Nosso LoginProvider é uma Class simples que implementa Silex\ServiceProviderInterface
Como podemos ver, nossa classe Provider nos fornece uma instância da classe Gae\Auth
E é só isso. O código completo está disponível na minha conta do github, e você também pode utilizar o composer para incluir este serviço dentro dos seus projetos.

Fonte: iMasters

Postagens Relacionadas