Entendendo MVC

imagem-topo-entendendo-mvc

Dando inicio ao artigo, MVC que é a abreviação de Model – View – Controller, é um padrão de projeto muito utilizado nos dias de hoje que visa separa a parte lógica do sistema da parte de apresentação, o que facilita não só o desenvolvimento da lógica mas também da visão e o teste da aplicação.

Model

O modelo é básicamente encarregado de armazenar e recuperar as informações. É no modelo onde trabalharemos as regras de negócio de nossa aplicação.

View

A view é responsável por exibir as informações para o usuário, ela é a “cara” da nossa aplicação.

Controller

O controle é encarregado pela entrada e saida de dados. É no controle também que é feito uma filtragem nos dados que serão retornados a view ou que serão enviados ao modelo.

Uma aplicação que trabalha com MVC funciona da seguinte forma:

Quando o usuário executar uma ação na view, esta será enviada ao controller que filtrará a informação e enviará ao modelo encarregado. O modelo por sua vez tratará as informações recebidas e retornará ao controller, que retornará a view onde nosso usuário receberá a resposta de acordo com sua requisição.

Por exemplo:

O usuário clica em um produto esperando receber mais informações sobre o mesmo. A view dispara um pedido ao controller que por sua vez requisita ao model as informações sobre o produto. O model recupera as informações armazenadas (não importa onde) e entrega ao controller, que entrega a view.

Esse conceito de MVC vale não só para o CakePHP ou PHP, mas sim para qualquer linguagem ou projeto que resolvam utilizar esse padrão de projeto.

Fonte: Portal PHP

Postagens Relacionadas