Adobe anuncia a morte do Fireworks (1998-2013)

fim-adobe-fireworks-topo

Certamente muitos de vocês se lembram com carinho do Fireworks. A aplicação que antes da compra da Macromedia pela Adobe era muito popular entre os usuários, era paralelo ao Photoshop por ser mais focado em desenvolvimento de conteúdo para sites priorizando ser mais direto, simples e fácil de realizar projetos.

As aplicações do pacote Adobe Creative Suite (CS) deixarão de existir como venda das licenças e só será através de um sistema de assinatura chamado Creative Cloud (CC), foram mencionados programas de renovação: Photoshop, Dreamweaver e Flash. O Fireworks não estava na lista como de costume e a empresa colocou em seu blog oficial comunicando a notícia de que o Adobe Fireworks seria interrompido.

Ironicamente, o post no blog oficial foi intitulado: “O Futuro do Adobe Fireworks”, e a piada é que não há futuro algum. A empresa fará apenas atualizações de segurança e correções de Bugs da versão Cs6 como faz sempre em todos os softwares, porém não existirá uma versão Cs7.

Os argumentos apresentados são que os recursos oferecidos pelo Fireworks coincidem com outros programas de aplicações da Adobe, especificamente Photoshop, Illustrator e Adobe Edge. Assim, presumivelmente, para compensar a ausência do Fireworks, têm de usar esses três opções juntas.

Como esperado, nas redes sociais, já estão discutindo a decisão da Adobe, especialmente porque o software era um dos mais queridos, além de suas funções, foi uma das interfaces mais rápidas oferendo um ótimo fluxo de trabalho. É um software que as pessoas conhecem bem e têm usado bastante, não vão esquecer tão cedo.

Fonte: Luciano Augusto

Postagens Relacionadas