3 dicas para você saber como otimizar o seu site para os tablets

3-dicas-tablet-site-topo

Os tablets são a bola da vez. O Brasil vem se mostrando a cada mês que passa como um dos principais consumidores de tablets, e não estamos falando apenas de iPad. Estamos falando de tablets de diversas marcas, modelos e tamanhos. Uma pesquisa recente mostrou que durante o período de 1 ano (Ago/11 até Ago/12) 63% dos tablets vendidos tinham telas de 7 polegadas. O mercado de tablets no Brasil já está entre os 10 maiores do mundo, sendo que no terceiro trimestre de 2012 as vendas destes aparelhos aumentaram 127% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Agora que percebemos que este é um mercado enorme e de crescimento rápido, entendemos que a tendência é o usufruto desta tecnologia para acessar o site de sua marca. E você está “pronto” para receber estes visitantes? Apesar de ter uma resolução de tela semelhante a um computador convencional, os tablets estão em uma categoria mais próxima dos celulares e smartphones principalmente pelo fato de também possuírem tela sensível ao toque (touchscreen). Enquanto na navegação em smartphones o site precisa ser muito bem adaptado (exigindo uma reconstrução completa na maioria das vezes), a adaptação para tablets é um pouco mais simples, mas muito importante.

 

Para que você verifique se o seu site precisa de ajustes para adotar esta demanda, vamos rever algumas dicas de como otimizar o seu site para esta tecnologia.

Botões e links precisam ocupar mais espaço

Por possuir tecnologia sensível ao toque, a navegação dentro de tablets é feita através dos dedos e não de um mouse, portanto, você precisa adaptar os botões de seu site para que sejam acessíveis. Você resolve isto facilmente aumentando os atributos margin e padding de seus botões. Como mostra o exemplo abaixo:

Exemplo Ruim

Exemplo Bom

 

Esta dica também se aplica a menus, como mostra a imagem abaixo. Caso os links estejam muito próximos, a navegação do usuários será frustrada com certeza.

imagem ipad antes depois menu padding 3 dicas para você saber como otimizar o seu site para os tablets

Links devem se diferenciar do texto

Um erro muito comum – e que é ruim até para navegação em desktop – é quando os links ficam camuflados dentro do texto. É normal ver locais onde o link fica da mesma cor que o texto a sua volta ou mesmo de cores semelhantes, desta forma, a pessoa só descobre que ali há um link ao passar o mouse em cima. O problema é que nos tablets (e celulares) você não tem este luxo que o mouse proporciona, portanto, tenha certeza de destacar bem os links que aparecem dentro de um texto.

 

Exemplo Ruim
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Etiam a turpis massa, vulputate interdum nulla. Vivamus nec dolor sed diam adipiscing ultrices. Proin nec dui ut mauris mollis sodales. Mauris at nulla eu arcu sollicitudin vestibulum mollis vel turpis.
Exemplo Bom
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Etiam a turpis massa, vulputate interdum nulla. Vivamus nec dolor sed diam adipiscing ultrices. Proin nec dui ut mauris mollis sodales. Mauris at nulla eu arcu sollicitudin vestibulum mollis vel turpis.

Melhore a legibilidade dos seus textos

Algumas vezes (principalmente em telas menores ou de alta resolução) a leitura fica muito prejudicada. Para resolver este problema, é interessante fazer com que os seus textos tenham um tamanho de fonte, entrelinhas e espaço entre os parágrafos para que haja uma leitura confortável.

Não se esqueça de cuidar de deixar uma margem entre o texto e a borda, pois se o texto ficar “grudado” nos cantos pode dificultar bastante à leitura.

Fonte: Midiatismo

Postagens Relacionadas