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Os 4Ps das empresas que não estão nem aí pro marketing

4Ps, 6Cs, 15Ms, 248Hs e por aí vai. Depois que McCarthy formatou uma metodologia de mix de marketing, muita coisa se inventou, mas nem tudo evoluiu. Há ainda as empresas que simplesmente desprezam o marketing e acham perda de tempo investir nessa área, como se os clientes fossem obrigados a comprar de suas organizações. Da mesma forma que os 4Ps indicam as formas mais simplificadas, e eficientes, de trabalhar o marketing em qualquer empresa, os empreendimentos que não ligam para o marketing, certo tempo depois, também passam a lidar com outros 4Ps:

1- Pra quê propaganda?

Abrir uma empresa em um mercado onde várias empresas são abertas diariamente e não investir um real sequer em propaganda é um belo dum erro gerencial. Sem saber que sua empresa existe, como os clientes poderão ir até ela e comprar os produtos ou serviços? A propaganda nunca deve ser ignorada.

2- Putz, esqueci de ligar para os clientes!

Os clientes chegavam na sua empresa, adquiriam seus produtos e nunca mais voltavam. Então, no desespero, você se concentrou em trazer para a empresa todo tipo de cliente, para que eles comprassem e suprissem a falta dos clientes que só apareciam uma vez e nada mais. Um trabalho de pós-venda poderia diminuir esse esforço e aumentar a lucratividade.

3- Peraí, não vou gastar dinheiro treinando funcionário nenhum!

Atendimento é um dos fatores mais lembrados, se não o mais, pelos clientes após comprarem de uma empresa. Treinamento constante sobre recepção do cliente, técnicas de vendas e sobre os produtos ou serviços oferecidos pela empresa torna o atendimento uma arma estratégica para a organização.

4- Puxa vida, não tinha previsto esse golpe da concorrência

Um belo dia sua empresa é surpreendida pelo lançamento de um novo produto do seu maior concorrente. Acontece que todos os outros concorrentes também sabiam, pois até no Jornal Nacional saiu reportagem sobre o fato, que era inédito apenas para você. Então, o impacto dessa medida vai demorar bem mais a ser absorvido pela sua empresa, que não se preparou para tal. Inteligência de marketing, meu caro Watson!

Considerar a propaganda em seu planejamento, ter um programa de pós-venda e relacionamento, treinar os funcionários frequentemente e ter o mínimo de inteligência competitiva são remédios para evitar o aparecimento dos incômodos 4Ps dos que rejeitam o marketing.

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