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3 erros básicos que as pequenas empresas cometem

O marketing nas micro e pequenas empresas é um sonho ou um pesadelo, dependendo da forma que elas tratam essa importante área. Para as que não entendem nada de marketing, a relação com os clientes e o mercado em geral se dá na base da intuição, do “achismo” download linkedin videos. Quando os gestores têm o cuidado e a preocupação adequada com o cliente, muita coisa acaba dando resultados aceitáveis, mas no caso dos que não entendem nada de relacionamento, marketing pode ser um tiro no pé free youtube to mp3 converter kann nichten.

Os erros de marketing mais comuns nas pequenas empresas são básicos e, talvez por isso mesmo, ignorados download holiday music for free. Já vi empresa com sistema de CRM moderno e cheio de dados, mas que não sabia ou não se importava em usá-lo, achando que a máquina faria tudo sozinha windows updates downloaden. Vou apontar algumas das falhas no marketing mais corriqueiras e mais fáceis de serem identificadas e corrigidas.

A empresa não sabe divulgar

Propaganda é a alma do negócio e o que atrai clientes, especialmente se a empresa começou recentemente vorlage mietvertrag kostenlos downloaden. Na verdade, dentro do primeiro ano de vida a empresa deve investir muito em propaganda para que o mercado saiba que ela exista. Acontece que muitos gestores desconsideram ou subestimam a verba de marketing quando da época do planejamento do empreendimento Download teamviewer for free. Então, chega uma hora que a empresa está lá, prontinha para receber dezenas de clientes por hora, mas chegam apenas alguns gatos pingados. Isso porque ela nada ou pouco investiu em propaganda e publicidade emergency herunterladen.

Considere uma boa verba para propaganda e identifique seu público-alvo para saber como usá-la melhor.

A empresa não sabe atender

Outro erro cometido pelos gestores cabeçudos gratis hypnose scriptsen. A empresa está à disposição do cliente, em parte. Se o cliente liga, a atendente não sabe passar informações; se o cliente vai até a empresa, o vendedor/atendente/consultor o recebe de cara feia; se o cliente vai reclamar de tudo isso, o(a) dono(a) leva pro lado pessoal e parte pra briga blanco cven gratis. Esse tipo de empresa não se preparou para receber e atender o cliente da melhor forma, achando que está fazendo um favor a ele e que não depende dele download firefox latest version. Coitada.

Nos treinamentos, priorize a parte do atendimento. É a que o cliente mais dá valor.

A empresa não se importa com o pós-venda

Todos os gurus dizem e repetem (mas parece que tem gente que não quer ouvir): é muito mais fácil e barato manter um cliente que conquistar outro para o lugar dele. Na ânsia de vender mais e mais, aquele americanismo besta do “Go, go, go”, as micro e pequenas empresas gastam dinheiro e energia na busca frenética do próximo cliente. Acaba que os clientes atuais, pela falta de assistência, vão embora e é difícil que voltem.

Cuide da sua carteira de clientes com carinho. Ela é mais valiosa do que você imagina!

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