Um processo criativo para 2014

umprocessocriativo2014

E aí, amigos. 2014 começando forte e cheio de promessas. Será um ano bastante movimentado, especialmente no Brasil, que receberá a Copa do Mundo de Futebol e também haverá um processo eleitoral para a escolha de um novo presidente ou para a manutenção do atual nome.

2013 foi um ano em que o a população brasileira deu uma acordada e lutou por aquilo que era seu. A taxa de desemprego entre a população economicamente ativa foi a menor depois de muito anos, ficando em 5,3% e, mais do que nunca, muitas pessoas começaram a empreender, parando de reclamar das atuais situações e indo em busca do que é melhor pra si, profissional e pessoalmente. Muitos até dizem que o importante é estar feliz, ganhando muito ou pouco, não importa.

Será um ano em que, se dermos qualquer descuido o tempo passará e talvez não consigamos recuperá-lo. Talvez esta seja uma boa hora para uma reflexão e, se me permitem, direi aqui algumas coisas que talvez sirvam para vocês também.

Sempre tive verdadeira admiração pelos designers que, apenas com seus métodos de estudos e práticas da profissão, conseguiam mostrar o valor e a grandeza que determinado trabalho teria.

Eu me interesso até hoje muito mais pelas pelas cenas de bastidores e do making-of dos DVD’S do que pelo próprio filme ou musical em ocasião. Com o design não foi diferente. Quando entrei na faculdade, achei que fazer design fosse só projetar algo para que ele fosse bonito. Os anos foram passando, fui aprendendo coisas que eu sequer achava importante para um designer e, hoje, já formado, volto um pouco no tempo para dizer à vocês que: nada é mais importante do que o processo criativo.

Mas este assunto não é apenas sobre um processo para aplicar no próximo projeto, mas para aplicar na vida profissional como um todo.

 

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A pequisa.

Como terminou o seu ano profissional? Quais as resoluções para o ano que começa? O que você quer de fato? Um novo emprego, projetos paralelos, parcerias? Quem sabe talvez utilizar novos materiais e novas supefícies? E aquele projeto que está na gaveta? Quem sabe um projeto que não tenha nada a ver com a sua profissão? E a atualização profissional? Opções não faltam para isto. Existem vários cursos grátis e outros com valores bem em conta. Aliás, o que mais cresce no Brasil é a prossibilidade de estudar à distância, e pagando preços justos.

E a sua identidade visual pessoal? Já está pronta? Aliás, eu tenho a opinião e um desejo de que todas as pessoas tenham um dia um identidade pessoal visual pois, mesmo trabalhando em empresas, elas foram contratadas pelas características que apresentaram em sua entrevista e, representar visualmente isto seria fantástico. Mas isto é outra história.

______

Pensador

O conceito.

Quem é você? Como as pessoas te vêem pessoal e profissionalmente? Qual é o seu diferencial? Por que deve-se contratar você e o seu trabalho? Por que um investidor te procuraria e colocaria dinheiro naquele seu projeto que está na gaveta? Já ssociou-se profissionalmente a algum órgão? Talvez seja interessante para auxiliar no seu crescimento e na sua visão de negócios, o que ajuda muito na hora de colocar os conceitos no papel, na apresentação institucional e na hora fazer propostas de trabalho, por exemplo. Esta é hora de seguir em frente com seus planos.

 ______

 

strategy2-

Os primeiros estudos.

Onde estão os contatos? Onde estão as empresas que atendem o seu perfil e que você gostaria de trabalhar? Você tem um produto ou um serviço pra oferecer à alguém? Seu produto é importante e ajuda muitas pessoas? Já segmentou o seu público? É mais de um produto? O que você gosta de fazer na hora do lazer que talvez possa transformar-se em um negócio? Vá em frente então, dedique algumas horas para cada um desses produtos e mande ver.

 

______

uncle_sam_pointing_finger

A alternativa escolhida.

Muito bem. Este é você. Projetos bem desenhados, público bem definido. Identidade perfeita. Contatos avisados, reuniões marcadas, parceiras definidas. É isto, este é você e estes são os seus negócios para este grande e promissor 2014. #2014LetsGo

 

______

Personal branding cópia

A apresentação.

Chegou a hora. Este é o momento de mostrar que este será o seu ano. Você já tem os projetos prontos e os contatos feitos. Agora é apresentar, aprovar e fazer. Sucesso e boa sorte. Deixe sua marca pessoal no mundo.

Que neste ano que se inicia, os processos estejam bem claros para todos nós, e que eles possam nos ajudar nessa bagunça organizada que há na cabeça de quem necessita da criatividade para trabalhar. E que ajude também quem não trabalha com a criatividade, mas que por acaso tenha caído por aqui apenas por curiosidade. Seja você um engenheiro, um jornalista, um adestrador de cães, um feirante, não importa.

Que este processo sirva também para pensarmos um pouco melhor em nós como pessoas, e não apenas como profissionais. Viver uma vida bem regrada e com o trabalho bem separado da vida pessoal é necessário. Para nós, criativos, o trabalho confunde-se um pouco com nossos momento de lazer, mas relaxar é importante.

Espero que este post possa ter ajudado um pouco para as resoluções de ano novo de cada um de vocês, leitores. O que eu desejo mesmo é que cada um de nós mostre que é realmente e que consigamos imprimir nossa marca pessoal em 2014. #2014LetsGo

Um abraço e até a próxima.

Fonte: Design Culture

Postagens Relacionadas