Por onde começar um plano de negócios?

Por-onde-começar-um-plano-de-negócios-_topo

Hoje em dia os empreendedores já sabem que fazer um plano de negócios é essencial para aumentar as chances de sucesso de sua empresa. Embora exista muita informação sobre como elaborar um plano de negócios, muitos ainda têm uma dúvida. Por onde começar?

Se a criação de uma empresa é um processo, a elaboração do plano de negócios não é o primeiro passo desta jornada. Esse processo tem início com a busca e consequente análise de várias ideias de negócios.

Sabendo que o plano de negócios exige grande dedicação de tempo e esforço do empreendedor, ele precisa filtrar quais das oportunidades que identificou merecem seguir para a elaboração de um plano de negócios mais detalhado.

Atualmente existem excelentes ferramentas para auxiliar nessa etapa, como o modelo 3M de Timmons e o Modelo de Negócios Canvas.

Ainda no momento de avaliar a oportunidade, o empreendedor deve buscar a maior quantidade e variedade de informações possível. São essas informações que darão base para o futuro plano de negócios.

Vale levantar informações do mercado em que pretende atuar (ou dos possíveis mercados), dos modelos de negócio, da cadeia de valor, das margens financeiras, dos concorrentes, fornecedores. Enfim, quanto mais informação, melhor.

Uma vez que as informações foram obtidas, o próximo passo é organizá-las. O empreendedor deve começar a elaborar o plano de negócios pela análise do mercado. Para facilitar essa análise podemos fazer um paralelo com um funil, começando pelas informações mais macro e seguindo para informações cada vez mais relacionadas com o negócio.

Por exemplo, a análise de mercado de uma loja de vestuário esportivo em um shopping center pode começar pela análise do mercado de vestuário, evoluir para a análise do setor de vestuário esportivo, posteriormente para o mercado do shopping em que se pretende atuar e assim sucessivamente até chegar à análise da loja específica naquela determinada localidade, com os concorrentes e as oportunidades que serão únicas a ela.

Essa análise de mercado irá ajudar a definir o modelo de negócio que deverá ser adotado. Conhecer o mercado a fundo e organizar essas informações de modo estruturado ajudarão a identificar possíveis oportunidades não exploradas pelas empresas atualmente no mercado e que poderão ser exploradas pelo futuro empreendedor para ser fonte de vantagem competitiva. A análise de mercado é apenas o início do plano de negócios.

As demais informações levantadas nessa primeira etapa serão úteis para elaboração de todo o plano de negócios.

O plano de negócios começa antes mesmo da elaboração do documento, por meio do levantamento de informações que ajudarão o empreendedor a conhecer a fundo o mercado que pretende atuar e a moldar a oportunidade que irá desenvolver.

Fonte: EXAME.com

Postagens Relacionadas