Como conhecer a fundo uma franquia?

imagem-topo-como-conhecer-fundo-uma-franquia

Quem abre um negócio sozinho assume os riscos de não conhecer o ramo e o ponto. Em uma franquia, que tem como princípio ser um negócio testado e conhecido, os novos empreendedores têm a chance de conversar com quem já conhece do assunto e não é um concorrente.

O franqueador, como é esperado, mostra o seu lado do negócio e, muitas vezes, não dá para sentir na pele como é o cotidiano de quem opera a franquia. Por isso, faz parte do processo de seleção e escolha da franquia conversar com outros franqueados antes da decisão final.

É ele quem vai lhe mostrar a realidade da operação, sua satisfação com a franqueadora, o suporte oferecido e a aceitação dos produtos ou serviços pelos clientes. Não significa que a franqueadora não demonstrará a realidade, mas, conversando com mais de um franqueado você poderá estar mais seguro da veracidade das informações e empreender com menos risco.

Além disso, algumas redes oferecem a oportunidade de fazer um test-drive na franquia. Por um ou dois dias, o candidato participa da gestão de uma franquia para saber se vai se adaptar e se o negócio é ideal para ele.

Fonte: Exame

Postagens Relacionadas