7 perguntas de marketing que são chave para o seu novo empreendimento

7perguntasmarkchave_topo

Lançar um novo empreendimento (e que tenha sucesso) não é uma tarefa tão simples. Para minimizar o risco, é conveniente pensar com estratégia. A seguir, faço 7 perguntas e espero ajudar a sacar algumas dúvidas e traçar um caminho para o seu negócio. Você está preparado para respondê-las?

marketing

Nesse mundo tudo já foi inventado? Ou não?

Para onde quer que olhemos encontramos produtos e serviços que satisfazem necessidades e desejos dos mais diversos tipos. No entanto, quando parece não haver mais nada novo para ser criado, alguém lança um produto inovador e revoluciona o mercado.

As oportunidades de negócio são inesgotáveis. Basta somente encontrar a forma adequada de implementar essa ideia que temos em nossas mentes. Para isso, proponho responder às seguintes perguntas e assim poder dar uma ajuda para que comecem a planificar de qual forma vocês seguirão em frente com seus negócios.

1. Qual é a minha proposta de valor?

A proposta de valor é aquilo que diferencia o nosso produto ou serviço do da concorrência. O que trazemos de novo e de distinto ao mercado? De qual forma melhoramos a vida das pessoas?

Podemos nos basear em uma característica intrínseca do nosso produto (tecnologia, design etc.), ter como foco uma estratégia de preços agressiva (muito abaixo ou acima da concorrência) ou destacar uma inovação na forma de distribuir o nosso produto para tal mercado.

2. Como eu definiria o meu cliente ideal?

Faça isso o mais detalhadamente possível. Tente juntar a maior quantidade de informação possível.

Conhecer o perfil demográfico, os costumes e os hábitos de consumo das pessoas irá ajudar no momento de definir o seu mercado objetivo, para assim poder desenvolver um produto que satisfaça melhor as necessidades delas e maximizar o retorno do investimento realizado.

3. Conto com os recursos econômicos necessários para seguir em frente com minha ideia?

Dinheiro atrai dinheiro e sempre é necessário ter uma base financeira que te permita firmar o cimento da sua empresa sobre um solo firme.

Se os fundos próprios não são suficientes, existem distintas formas de financiamento para o seu projeto.

4. Onde estão os meus clientes?

Essa pergunta complementa a anterior e nos ajudará a definir a melhor estratégia de distribuição para o nosso produto.

No caso de ser um produto concreto, isso é muito importante. No caso dos serviços, esse aspecto é muito mais simples.

Devemos saber se os clientes estão dispersos ou concentrados geograficamente em determinadas áreas urbanas e planejar a melhor forma de que encontrem o nosso produto (locais próprios, loja online, cadeias de atacadistas/varejistas etc.).

5. Quem é a minha concorrência?

Quando temos alguma ideia de negócio, ter o monopólio do mercado é praticamente uma utopia. O mais provável é que não estejamos sozinhos.

Faça uma análise detalhada dos principais atores em cena, estude as características do seu produto, suas estratégias de preço, distribuição e comunicação.

Tente descobrir as suas forças e fraquezas para adaptar a sua ofertas, diferenciar-se e ganhar participação no mercado. Fazer uma Análise SWOT pode ser de grande utilidade.

6. O que acontece se meu empreendimento fracassa?

Seja preventivo. É preferível analisar os distintos cenários que podem ser apresentados e a forma como cada situação poderá ser solucionada em que o negócio não prospere e se torne irreversível.

Escolha a melhor estratégia de início para que, se o projeto fracassar, seja possível economizar tempo e dores de cabeça.

7. Como penso em fazer conhecido o meu produto?

Deixei para o final uma das questão cruciais de todos os novos projetos. Qual será a nossa estratégia de comunicação?

Em função das características do nosso produto e do nosso mercado objetivo, devemos escolher os melhores meios para fazer promoções.

Hoje, com a cada vez maior participação da Internet no cotidiano das pessoas, omarketing online é uma ferramenta quase fundamental, seja qual for o nicho de atuação.

Você já considerou o e-mail marketing dentro da estratégia de comunicação do seu novo negócio?

Trata-se de uma ferramenta com a qual você poderá chegar a muitos potenciais e atuais clientes com uma mensagem personalizada e criativa de maneira simples, rápida e efetiva. Além disso, o seu baixo custo por contato permitirá que você obtenha um excelente ROI. Não deixe de incorporar essa ferramenta (recomendo Doppler, Virtual Target e Mail Sender entre outras) em sua estratégia de marketing!

Você tem algum projeto em mente? Ou você ainda está definindo qual será a sua proposta de valor? Quero conhecer as suas ideias e experiências!

Fonte: iMasters

Postagens Relacionadas