• Ed. Salvador Trade Center
  • (71) 4042-1341​⁠​
  • (71) 98798-2767​⁠​

5 vantagens de ser pequeno

Apesar das dificuldades de sobreviver como uma micro ou pequena empresa no Brasil, é possível identificar algumas vantagens em ser dono de um pequeno empreendimento. Grandes empresas ainda podem usufruir de privilégios – como maior poder de negociação, poder da marca e capacidade de investimento –, mas na hora de competir em um determinado mercado, ser pequeno pode ser um diferencial positivo. A equipe do blog Comunicação Empreendedora lista o que considera as cinco maiores vantagens de ser pequeno. Saiba quais são elas e como aproveitá-las melhor.

1-Atendimento personalizado

Em um estabelecimento pequeno é possível ficar mais próximo do cliente. Se você souber usar isso a seu favor, sua empresa será capaz de oferecer produtos personalizados de acordo com as necessidades dos clientes. É muito mais barato para um pequeno do que para um grande negócio oferecer esse tipo de atendimento.

2-Ambiente que facilita a inovação

Sabe de que jeito gigantes como a Microsoft e o Google trazem inovações para seus negócios? Comprando pequenas empresas. A inovação é mais frequente nos pequenos negócios porque nas grandes empresas os processos são naturalmente mais lentos e burocráticos, o que acaba prejudicando o nível de criatividade e a geração de novas ideias “O ambiente mais compacto favorece a troca de ideias. O funcionário nem precisa bater na porta do presidente da empresa – em geral eles trabalham junto, almoçam juntos. A informalidade facilita o processo, afirma Dalton Viesti, coordenador do curso de graduação da Trevisan Escola de Negócios.

3-Agilidade para mudar

Pequenas empresas são capazes de modificar produtos e processos, e se adaptar às transformações do mercado com mais facilidade. Isso também significa mais agilidade para atender às necessidades do cliente. É mais fácil organizar os processos de produção e vendas para a execução ou avaliação de novas ideias.

4-Diversidade de recursos

A pequena empresa pode contar com uma variedade maior de fontes de financiamento. Linhas de crédito específicas existem para atender às necessidades dos pequenos. Programas do governo como o Prime, da Finep, por exemplo, oferecem recursos não-reembolsáveis para jovens empresas inovadoras. “Se souber vender bem a sua ideia, o empreendedor pode conseguir acesso a crédito mais barato”, diz Viesti.

5-Atração de talentos

Mesmo sem os mesmos benefícios das grandes empresas, os pequenos negócios, empresas pequenas e inovadoras costumam atrair profissionais jovens e motivados, que procuram flexibilidade e autonomia. A liberdade para fazer o que se gosta às vezes é mais importante que o salário. Muitos jovens talentos se frustram nas grandes empresas porque os processos são mais padronizados.

Posts Relacionados