5 dicas para aumentar a produtividade em seu home office

imagem-topo-dicas-produtividade-home-office2

A maior dificuldade que eu senti quando passei a trabalhar em casa em meu home office foi a liberdade. Justamente ela, que é a maior vantagem para quem é independente, podeatrapalhar um freelancer de ser bem sucedido. A aparente liberdade confunde quem estava acostumado com a rotina de uma empresa formal e a regularidade de produtividade.

Para melhorar minha relação com o ambiente de trabalho em casa, pesquisei algumas dicas de produtividade e até fiz um post com 10 dicas de produtividade para trabalhar em qualquer lugar, tiradas de uma lista de 37 dicas fornecidas pelo blog Mashable. No entanto, vi que algumas coisas que faço para aumentar minha produtividade não foram listadas no artigo daquele blog. Então, seguem aí 5 dicas simples que você também pode aplicar no seu home office.

1- Mantenha seu ambiente de trabalho organizado

A bagunça de canetas, papéis, pen drives, cartões de visita, anotações e tudo mais faz com que você perca um tempo que, no passar do dia, consome uma ou duas horas que poderiam ser usadas para concluir tarefas importantes e manter sua produtividade. Reserve lugares apropriados para material de escritório, documentos, equipamentos e coisas pessoas e sempre os guarde nesses mesmos locais.

2- Mantenha seu ambiente de trabalho limpo

E quando eu faço de limpeza, digo tirar a poeira do computador, coletar o lixo todo dia (mesmo se for lixo seco) e não comer no home office. As migalhas, por menor que sejam, atraem umas formigas que depois chamam outros insetos para a festa e para desfazer isso gasta-se muito tempo que deveria ser usado para a produtividade. Atenção especial para quem mora em áreas com grande incidência de cupins. Esses danados acabam com qualquer móvel e adoram fazer seus ninhos dentro de computadores.

3- Mantenha seu ambiente numa temperatura agradável

Quem mora no Recife sabe: de dezembro até a metade do ano seguinte o calor é grande. Trabalhar sentindo calor prejudica a concentração e deixa qualquer um irritado. O contrário também é ruim: muito frio pode dar dor de cabeça e, no meu caso, afeta até a digitação. Não tem produtividade que se mantenha quando o corpo não está bem. Ajuste a temperatura para a que mais lhe agrada e produza mais.

4- Mantenha seu ambiente de trabalho alegre

Não adianta fazer um home office moderno e limpo se ele é chato e desestimulante. Boa produtividade tem tudo a ver com motivação. Coloque fotos, quadros, brinquedos ou que quer que te deixe mais estimulado para continuar dia produtivo durante o dia.

5- Mantenha seu ambiente de trabalho tranquilo

Se você mora em um lugar de grande movimentação e barulho, procure diminuí-lo ao máximo. Se você tem filhos que ficam muito tempo em casa, tente explicar para eles que em certa hora do dia você tem de ficar concentrado nas tarefas. Se tem cachorro, separe um momento específico para passear com ele. Concentração é tudo para quem está sozinho no home office e cheio de tarefas. Uma dica que aprendi na matéria do Mashable e inclui nesse quesito é o uso de fones de ouvido com minhas músicas preferidas. É incrível como você consegue manter sua produtividade com uma boa música.

Fonte: Ponto Marketing

Postagens Relacionadas