3 sinais de que sua startup não conquistou o investidor

3-sinais-startup-investidor-topo

Ao buscar investimentos para sua startup, todo empreendedor deve se preparar para responder dúvidas das mais diversas de potenciais investidores. Você reúne as informações que tem sobre o seu negócio, produto, mercado, planos futuros e tudo mais que puder para tentar se assegurar de que irá passar uma boa impressão.

Você precisa do investimento e sabe que as chances de ser ouvido por um potencial investidor são poucas. Esse momento é “tudo ou nada” para você. Se falar alguma bobeira, corre o risco de afugentar o investidor e perder sua chance. O seu sucesso na obtenção do investimento não depende de respostas exatas ou corretas e sim de uma conversa positiva que responda às principais dúvidas e passe confiança ao investidor com quem você está falando.

Investidores mudam de opinião frequentemente, inclusive durante uma conversa, portanto prestar atenção nos sinais passados por ele pode ser fundamental para o sucesso da sua captação. Veja abaixo alguns sinais aos quais você deve estar atento em uma conversa:

1. Foco em um só tópico

Se você percebe que um investidor está focando tempo demais em um tópico, seja contestando algo que você falou ou questionando alguma informação, fique atento. Essa insistência indica um possível interesse genuíno no seu negócio, mas também demonstra preocupação sobre algo que foi falado.

Pode haver simples falta de informações ou discordância sobre a estratégia apresentada por você. De qualquer forma, cuidado para não passar inflexibilidade ou prepotência. Muitos empreendedores erradamente insistem em suas ideias acreditando demonstrar convicção, mas não percebem que estão na verdade prejudicando sua imagem com o investidor.

2. Perguntas genéricas ou inexistentes

Nesse caso, o investidor não pergunta muito sobre o seu negócio ou foca em perguntas genéricas como “qual o seu diferencial“ ou “qual o seu mercado“. Estas perguntas podem denotar desinteresse ou uma apresentação que carece de informações básicas.

Ainda que muitas vezes o desinteresse ocorra por simples divergência de foco do investidor (ele busca segmentos distintos do seu projeto, pro exemplo), uma conversa em que o investidor não demonstre interesse em conhecer mais sobre o projeto é um claro sinal de que você não está conseguindo cativá-lo.

Ao contrário do que muitos acreditam esta não é uma conversa perdida. Tente mudar o tom da apresentação e perceber o que parece ter incomodado o investidor, muitas vezes um ponto mal explicado pode ser abordado novamente para recuperar a apresentação.

3. Postura muito defensiva

Se os investidores estão discutindo sobre o seu projeto na sua frente, então o interesse está garantido, correto? Errado. Um debate entre investidores pode não passar de um mero debate. Investidores gostam de discutir negócios e estratégias e muitas vezes o fazem em projetos nos quais não têm nenhum interesse em investir.

Aproveite esta oportunidade para participar do debate, não se omita. Busque complementar o que está sendo falado, mas não assuma uma postura defensiva ou de apoio exclusivo ao lado que te favorece. O importante é mostrar que você tem bons argumentos e consegue apresentar mais informações que mostram conhecimento aprofundado do seu negócio.

Fonte: Revista EXAME

Postagens Relacionadas