3 indicadores que apontam o crescimento da sua empresa

3-indicadores-crescimento-empresa-topo

Quais são os indicadores que mostram a possibilidade de crescimento da empresa?
Respondido por Rodrigo Zeidan, especialista em finanças

Os indicadores financeiros podem ser divididos em dois tipos: os que medem desempenho passado (lagging indicators) e futuro (leading indicators). A grande maioria dos indicadores financeiros refere-se ao passado e medem se a empresa conseguiu chegar aos seus objetivos de curto e longo prazo.

Indicadores de futuro são específicos ao negócio e, normalmente, relacionam o que está acontecendo hoje ao crescimento futuro. Alguns indicadores de crescimento futuro são:

1. Grau de satisfação de consumidores
Quando estão satisfeitos, os consumidores repetem suas compras na empresa. Quando o grau de satisfação está alto, significa que as vendas futuras devem aumentar. Monitorar isto é uma importante ferramenta para tentar prever o aumento de vendas no futuro do empreendimento.

2. Parcela de mercado (market-share)
A participação de mercado da empresa revela a sua capacidade de atender os consumidores e é uma medida que mostra a capacidade de crescimento da empresa. Especialmente para pequenas empresas, é importante saber a participação nos seus nichos de mercado.

3. Crescimento do setor
As empresas tendem a olhar seus próprios dados e esquecem que elas fazem parte de um mercado muito mais amplo. A economia funciona em ciclos e saber em que parte do ciclo de negócios o resto da economia se encontra indica as possibilidades de crescimento para a própria empresa. Indicadores do setor e macroeconômicos podem ajudar a modelar o crescimento da empresa.

No Brasil, hoje, o setor de serviços está em crescimento acelerado – empresas em diversos segmentos de serviços que não estejam crescendo provavelmente têm algum problema estrutural a ser resolvido, por exemplo.

Fonte: Revista EXAME

Postagens Relacionadas