10 passos para transformar uma ideia em negócio

10-passos-para-transformar-uma-ideia-em-negócio-topo

Uma grande ideia de negócio não é garantia de uma empresa de sucesso. Para que isso aconteça, existem inúmeros desafios para serem vencidos pelos empreendedores de primeira viagem. Um bom plano de negócios é o primeiro passo, mas os procedimentos necessários para abrir uma empresa podem não estar muito claros nessa fase, e gerar estresse e desânimo. O consultor de start-ups do portal norte-americano Inc.com, David Ronick, preparou um guia com 10 passos que você deve seguir para transformar a sua ideia em um empreendimento lucrativo. Os princípios incluídos nesse guia podem se aplicar a qualquer setor do mercado. Confira a seguir.

1- Escolha uma boa ideia
Selecione uma ideia que se encaixe com seus interesses, paixões, recursos, e tolerância para os riscos. Tenha em mente que sua ideia inicial é apenas uma hipótese. Não se apaixone por ela ainda.

2- Pense em todos os ângulos diferentes
Avalie a oportunidade como um investidor o faria, de maneira objetiva e analítica. Quem serão os consumidores e do que eles precisam? É o momento certo? Qual é o tamanho dessa oportunidade? O que será preciso para executar essa ideia? Um plano de negócios detalhado é a melhor maneira de garantir que você cobriu todos os pontos importantes.

3- Peça opiniões
Encontre pessoas que conhecem esse mercado, e seu modelo de negócio, e procure especular sobre o que funciona e o que não funciona. Fale também com consumidores e descubra o que pensam da sua ideia. Você vai obter informações extremanente valiosas.

4- Reaja às opiniões
Faça as modificações necessárias no seu plano de negócios ou na sua ideia inicial com base nas opiniões e recomendações que ouviu. Trabalhe com os números e descubra também de quanto capital você vai precisar. Desenvolva um plano de implementação com seus objetivos mais importantes a curto prazo.

5- Construa um produto básico
Quando você tem uma ideia de produto ou serviço, ela é geralmente inovadora e cheia de novidaes. Deixe essa imagem um pouco de lado e faça o exercício de reduzir a sua ideia ao mais básico para satisfazer as necessidades do consumidor principal. Construa esse produto básico primeiro, com o menor custo possível.

6- Comece a vender rapidamente
É tentador esperar até que seu produto esteja perfeito para começar a vendê-lo.Mas até que seu produto esteja no mercado, você estará andando às cegas, gastando tempo e dinheiro com pouca habilidade de saber como os consumidores vão reagir. Desenvolva um produto principal, e lance-o no mercado rapidamente.

7- Teste a sua criação
Enquanto o produto está no mercado, você pode descobrir como casar o seu produto com as necessidades do consumidor. Para fazer isso, teste elementos como preço, marca, características do produto e experiências do consumidor. Depois descubra uma maneira eficiente de atrair clientes, experimentando com mensagens de marketing, promoções, e canais de distribuição.

8- Faça ajustes
Uma vez que você descobriu quais os aspectos do seu produto e de sua divulgação podem ser melhorados, faça os ajustes necessários.

9- Prepare-se para crescer
Reavalie agora seu plano de negócios, atualize seu produto ou serviço e suas estratégias financeiras. Recolha recursos de que você irá precisar para expandir. Se você pretende levantar capital, esta é uma boa hora. Se você estiver seguro quanto aos itens anteriores e fez o trabalho direitinho, você deve saber agora exatamente do que precisa para crescer, o que irá facilitar a obtenção de capital.

10- Acelere a sua equipe
Com um plano testado no mercado e os recursos aplicados no lugar certo, é hora de expandir. Assegure-se de que sua equipe, se ela já existe, sabe e acredita onde você quer chegar. Veja se todos entendem claramente o que é esperado deles e de que eles podem oferecer o que você precisa.

Fonte: Blog dos Empreendedores

Postagens Relacionadas