Social Media Marketing nas Empresas

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Para as empresas que estão começando a entender que a Internet pode ser um importante canal de comunicação e / ou comercialização, uma de suas principais preocupações é ganhar visibilidade nos mecanismos de busca (principalmente do Google).Uma pessoa ou empresa poderia ter um grande site ou blog, mas se ninguém o encontra ele não serve para nada.

Assim, é imperativo que as pequenas empresas comecem a usar social media marketing (ou marketing em mídias sociais) para reduzir a sua dependência em mecanismo de busca e obter novas fontes de tráfego para seus sites ou blogs.

Há muitos sites dedicados aos meios de comunicação social, embora com abordagens diferentes: YouTube (que é o segundo mecanismo de busca na web), orkut, Facebook, Delicious, Digg, Reddit, fresqui, Google Bookmarks LinkedIn, , Yahoo Anwers, Twitter. É preciso saber quais meios serão os mais adequados para o seu público-alvo, muitas vezes, uma combinação de vários.

Dito isto, aqui estão 7 maneiras em que as pequenas empresas podem aproveitar os benefícios doSocial Media Marketing com um investimento moderado de tempo e/ ou dinheiro.

Social Media Marketing para Pequenas Empresas e Profissionais

1- Tenha seu próprio blog ou site

Este parece ser muito óbvio, mas as maiorias das pequenas empresas e profissionais independentes não têm ou não sabem usá-lo para melhorar seus empreendimentos. Um blog é uma excelente oportunidade para manter contato com seus clientes atuais e potenciais.
Uma plataforma como o WordPress.org é amplamente difundida e é open source, o que significa para você que é grátis. Há lotes de modelos de templates prontos para uso, por isso o investimento é pequeno: um domínio, hospedagem e pronto.E você poderia até usar wordpress.com que oferece alojamento gratuito, embora com algumas restrições, mas é uma ótima maneira de começar.

2 – Comentem em outros blogs do mesmo assunto ou complementares

Blogar envolve a construção de relacionamentos com outros membros da blogosfera, participando de discussões. Para isso temos que olhar e ver outros blogs relacionados ao seu tema para participar dando sua opinião.
De tal modo que essa participação exige um investimento de tempo, mas não se esqueça de deixar comentários úteis e inteligentes (que é o segredo) em outros blogs, aumentar a sua autoridade sobre o assunto e atrai tráfego para o seu blog. Sempre pense antes de pressionar o botão “enviar” se é um comentário do interesse de alguém ou é apenas comentários vazios e sem utilidade.

3 -Use o vídeo como uma ferramenta de marketing

YouTube (controlado pelo Google) é hoje o segundo maior mecanismo de busca. As câmeras de vídeo estão se tornando cada vez mais acessíveis, você não precisa ser uma estrela de cinema para fazer um pequeno vídeo demonstrando o seu conhecimento, até mesmo um vídeo de curta duração (menos de 5 min) pode ser muito eficaz do ponto de vista do marketing.

4 – Tire fotos de seus produtos e compartilhá-las no Flickr

Marketing Flickr também pode ser uma excelente ferramenta. Há muitos grupos armados ativos no Flickr em torno de marcas ou temas. Faça alguma pesquisa.

5 – Pesquisar nos Agregadores de Conteúdo/Noticias

Digg, del.icio.us, Mister Wong, Reddit, Rec6, Linkk, Dihitt,Ueba, Diga Cultura nesses locais você encontrará diversas informações sobre os temas mais buscados na web. Podemos dizer que é nesses meios onde estão toda a blogosfera.

6 – Inscrevam-se em listas de discussão ou grupos

É parte do marketing social. Trata-se de encontrar clientes potenciais em lugares que freqüentam. É como o marketing tradicional: se você é um arquiteto que trabalha em países ou comunidades fechadas, então você vai querer vir e mostrar fotos de seus trabalhos em revistas de decoração ou países (publicidade paga ou entrevistas, etc.) E não em revistas de esportes.

7 – Use Twitter

Em poucas palavras o Twitter é uma plataforma de micro-blogging que lhe permite enviar mensagens com até 140 caracteres. É uma boa ferramenta de trabalho de networking com colegas, clientes e membros de sua indústria e de comunicação instantânea com seus contatos (novos e potenciais).

Uma coisa que você pode dizer com certeza sobre o Twitter é que ele causa uma péssima primeira impressão, parece mais um local que serve pra perder tempo. Mas analisando seus usos podemos dizer que é uma ferramenta ideal para saber instantaneamente saber alguma novidade que acontece em sua área de interesse é a maneira mais rápida para ajudar a espalhar uma idéia, pedir opiniões, compartilhar links, promover seus produtos e serviços para um público definido, divulgar o conteúdo de seu blog, e assim por diante.

Acho que agora você tem uma idéia melhor dos benefícios que você pode começar a ter a partir do social media marketing. Cada mídia social tem sua particularidade, o melhor é escolher algumas formas e investir um pouco de tempo observando como cada ferramenta trabalha, o que o grupo aceita e o que é rejeitado, você vai evitar muitas dores de cabeça, nada pior do que prejudicar a sua reputação, por isso vá com cautela.
Este pequeno investimento certamente irá render frutos e te permitirá investir mais firmemente. Seu objetivo é agregar valor para a comunidade e não lixo.

Em conclusão

A Medida em que você ganhar confiança e melhorar suas habilidades do Social Media Marketing, você terá melhores chances de aumentar significativamente a sua visibilidade online, a sua autoridade e reputação.

Fonte: Marketing Digital Blog

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