Que KPIs usar em sua estratégia de mídias sociais

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Com o advento de redes sociais as empresas investiram grandes somas de dinheiro para ter uma presença em si, muitas vezes sem objetivos claros. Atualmente as empresas estão começando a concentrar seus esforços em estabelecer metas e medir resultados. Uma parte fundamental da medição de desempenho é estabelecer indicadores (KPI), eles nos permitem saber se as estratégias e os objetivos foram alcançados com sucesso.

(ROI) em mídias sociais, no entanto a verdade é que as métricas não são fixas, mas variam de acordo com os nossos objetivos.

As Mídias sociais parecem ter removido as dúvidas sobre o seu potencial e que estão forçando a mudança na forma de consumir. Mas, mesmo sabendo disso, não é fácil escolher os KPIs adequados para acompanhar a evolução de suas ações nesse canal, especialmente se você deseja vincular valores monetários para o negócio. Este artigo irá mostrar-lhe alguns dos KPIs mais relevantes quando você planeja monitorar presença, recrutamento, retenção e engajamento, etc. .. em redes sociais.

O que é um Key Performance Indicator (KPI)?

Os indicadores-chave de desempenho (KPI) servem para ajudar as empresas a compreender o quão bem elas estão realizando o trabalho em conexão com suas metas e objetivos estratégicos. Num sentido mais amplo, um KPI fornece a informação mais importante de desempenho que permitem saber se você está no caminho certo.

O KPIs são utilizados para reduzir a complexidade do desempenho de uma empresa, um pequeno número de indicadores chave, a fim de a estratégia tornar mais compreensível. Esta é a mesma abordagem que usamos em nossas vidas diárias. Um exemplo claro:

Se vamos ao médico, para discutir a nossa saúde, o nosso médico usa vários indicadores para entender como somos, tais como, a pressão arterial, o peso, altura, etc. E é assim que um médico é capaz de analisar a complexidade de um corpo humano.

Bem, é isso que se trata de conseguir uma empresa para determinar o seu KPI. Não vou referir à publicidade neste canal, mas apenas para outras ações:

Presença / Cobertura

Para este fim, a coisa mais importante que temos para medir é o “escopo” de nossa presença, basicamente serve para nos responder quantas pessoas estamos alcançando com nossos posts em redes sociais, artigos de um blog, Twitter ou mensagens no Facebook, views de imagens no Flickr ou Instagram, vídeos no YouTube ou Vimeo, etc, etc …

Este KPI é talvez o mais fácil de medir. Você deve ser capaz de adicionar as opiniões do blog ou assinantes do RSS, fãs e seguidores, views de suas fotos ou vídeos onde quer que os tenha, e qualquer outra métrica que fale do alcance de suas mensagens.

Métricas não são precisas, mas podem muito bem dar uma informação para entender se a tendência está refletindo no público alvo que você definiu, ou se em vez disso, você tem que tomar uma ação corretiva.

Captação

Para monitorar o recrutamento através de redes sociais vai exigir tags em todas as suas mensagens e campanhas com valores reconhecidos pela ferramenta de analise web, para logo medir os seus efeitos sobre o tráfego que geram e suas conversões , e otimizar em conformidade.

Além disso, você pode adicionar um valor de referência monetária para a visibilidade de uma estimativa de ROI, com base no custo médio por visita que você gera por campanhas de aquisição não orgânicas (por exemplo, o Google Adwords, afiliados, banners, anúncios Facebook, etc … ). Ou seja, se o seu custo de aquisição de uma visita dos outros canais é de 0,50 centavos, você pode atribuir este valor para as visitas atraídas para calcular o ROI de campanhas, e logo depois de medir os números das ações que você definiu como meta.

Fidelização/Engajamento

Para cumprir este objetivo, precisamos medir e monitorar o engajamento que ocorreu entre a marca e os usuários sobre as mensagens em diferentes em lugares onde você tem presença e participa. Métricas como retweets, o “curtir”, o “+1″ ou “pin ir”, as opiniões sobre um produto, ou comentários em seu blog, ou cliques, são ações que devem ser medidas para avaliar o nível de engajamento que geram essas mensagens. Você deve ser capaz de dissecar as suas mensagens de acordo com temas, tipos de produtos / serviços ou objetivos pré-definidos, para então você avaliar aqueles com maior impacto e melhorar o que é interessante, enquanto identifica aqueles que necessitam de uma mudança ou revisão.

Não se esqueça de considerar também os valores que não contribuem para as métricas, como o número de comentários negativos ou classificações, que você deve subtrair.

Você também pode considerar uma métrica muito específica de um canal, como o Facebook, o número de usuários que estão falando sobre você, que você poderia incorporar como métricas de engajamento.

Para qualquer uma destes três grandes objetivos, você pode criar um KPI para adicionar os valores das diferentes métricas para acompanhar ao mais alto nível, com mais granularidade para se aprofundar melhor, se necessário.

Toda estratégia de marketing online tem que confiar em web analytics, que nos ajuda a conhecer e medir o comportamento do usuário que entra no nosso site e como nossas ações on-line estão alinhadas aos objetivos de negócio. Em todos os casos, a recomendação é seguir essas métricas a cada semana, sem descurar os objetivos.

Fonte: Marketing Digital Blog

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