O que é, por que e como adicionar o botão do Google +1

imagem-topo-google+

Você possivelmente já ouviu falar do Google Plus e também do Google +1. Mas sabia que são coisas diferentes?

O site, Google Plus é uma rede social onde você se conecta aos seus amigos, troca mensagens, compartilha fotos e todo o conteúdo que achar interessante na internet.

O Google +1 / Plus One (neste texto trataremos sempre por “google +1”), é um sistema de avaliação e indicação que funciona por meio de um botão presente em sites e também nos resultados de busca do Google.

Apesar de ser integrado às redes sociais, não é obrigatório ter um perfil nelas para poder utilizar o “google +1”. Basta apenas ter uma conta em algum serviço do Google, como o Gmail, por exemplo, e estar logado durante a pesquisa. Os resultados de busca realizados serão apresentados da seguinte forma:

Legenda: Botão apresentado nos resultados de uma busca.

Este botão +1 presente nos resultados de busca é padronizado e aparece em todos os resultados feitos por pessoas que estão logadas em alguma conta Google.

Por que inserir o botão Google +1 em seu site!

Além do botão padrão mostrado acima, é possível inserir um botão em cada página de um site, e assim, conseguir mais indicações espontâneas de usuários que gostaram do conteúdo.

As atuais políticas do Google valorizam a participação dos usuários que buscam, por meio desta interação, filtrar o conteúdo de qualidade e consequentemente oferecer melhores resultados de busca.

Pensando na qualidade dos resultados apresentados quando o usuário faz uma busca em seu sistema, o Google considera relevante as opiniões daqueles que estamos conectados através de nossas redes de contatos. E para isso, ele utiliza dados obtidos por cadastros que possuímos em suas diversas ferramentas como Blogger, Youtube, Orkut, Gmail e agora do Google Plus.

O que essa função faz é valorizar a opinião de nossos amigos considerando, que possivelmente, podemos ter gostos e interesses parecidos.

Por exemplo, digamos que você gosta de “chocolate ao Leite” e busca “chocolate ao leite” no Google. Por meio do Plus One, caso alguém de sua rede de contatos em algum momento já tiver clicado no botão +1, em uma página sobre este assunto, será possível que este resultado seja apresentado em um posicionamento melhor do que estaria, caso essa interação não tivesse acontecido.

Ainda não é possível saber quanto de vantagem você obterá em cada clique no +1, mas é certo que subirá posições na busca.

Onde você ganha com isso?

O tráfego de um site bem avaliado por usuários tende a crescer, pois é mais fácil confiar em um resultado de busca apresentado ao buscador, itens que valorizam e dão confiança.

Veja na imagem abaixo um exemplo do que acontece quando se busca algum termo no Google em que o resultado de busca está apto a sofrer tal influência.

Legenda: Resultado de busca apresentando resultados influenciados pelo botão +1

A aparência do resultado fica mais confiável, a presença de avatares de amigos com os mesmos interesses dá confiabilidade ao resultado e consequentemente o CTR pode aumentar!

Como Inserir o Botão +1 em sites e blogs

Primeiramente, veja abaixo uma demonstração do botão +1 inserido em um site. O posicionamento dele ao lado de outros itens de redes sociais, como Facebook e Twitter está correto.

Legenda: Botão +1 inserido dentro de uma página de um site

Para inserir o botão +1 em um site você deverá estar logado em uma conta do Google e acessar o link http://www.google.com/intl/pt-BR/webmasters/+1/button/

1- Escolha o tamanho e o modelo do botão;

2- Selecione a linguagem;

3- Copie o código do botão e adicione no código fonte de seu site. Atenção, pois o código é divido em duas partes e uma deve ser inserida no cabeçalho e outra no local onde deseja exibir o botão.

Para inserir o botão +1 em um blog wordpress com servidor próprio é recomendável utilizar algum plugin que possibilite inserir um botão diferente para cada post. Dica de plugin: google 1 button. Além disso, você pode inserir um botão +1 de maneira convencional para contabilizar os “+1” obtidos para o domínio principal.

O Google está em um processo de integrar suas ferramentas, e assim, tornar-se cada dia mais indispensável para uma boa navegação web. A união destes recursos e serviços facilita o consumo de conteúdo de qualidade e melhora as experiências dos usuários que já recebem informações diferentes de acordo com seus próprios perfis.

Parabéns Google, você merece dominar o mundo!

Fonte: Blog SEO Marketing

Postagens Relacionadas