Como usar o Pinterest para aumentar as vendas

como-usar-pinterest-aumentar-vendas-topo

Com pouco mais de três anos de vida, o Pinterest já mostrou ser muito mais do que uma ferramenta de compartilhamento de imagens. Conhecida por suas famosas wish lists, tem atraído um grande número de seguidores com potencial comercial, segundo pesquisa realizada no ano passado pela Bizrate Insights.

Um dos principais motivos é a possibilidade de acompanhar as últimas novidades do mercado de maneira inspiradora. O layout amigável, a riqueza fotográfica e a facilidade de localizar temas estão entre as vantagens da rede social.

1. Comece do zero: Sua marca não é uma pessoa, logo, você deve criar uma página para ela e não um perfil. Para isso, acesse a seção Pinterest para empresas e preencha os dados corretamente, como o seu tipo de negócio.

2. Escolha o melhor ângulo: A boa utilização do Pinterest começa pelo site de sua empresa. Atente para as imagens postadas nele. Fotos criativas e de alta qualidade além de atrair usuários motivam o compartilhamento. As imagens devem contar histórias e mostrar experiências e não só ilustrar o produto em si. Além dos clássicos botões de share para Facebook e Twitter, inclua também um para repinar imagens por meio de seu site.

3. Explore conteúdos diferenciados: Tente enxergar além do próprio umbigo. Seu perfil no Pinterest não deve conter apenas imagens e murais relativos à sua marca. Siga e compartilhe outros perfis populares de estilo semelhante. Crie boards específicos e convide usuários para contribuir, enviando imagens de utilização de seus produtos. Essa colaboração também pode gerar futuros sorteios entre os participantes, como forma de incentivo.

4. Ilustre vantagens: Além de fotografias tradicionais, produza infográficos sobre sua marca. Que tal compartilhar estatísticas de uso dos serviços que você oferece? Você também pode criar gráficos listando vantagens sobre o uso de seu produto. Publicações do tipo geram muitos compartilhamentos, principalmente por saciar a curiosidade de usuários. Receitas, tutoriais e dicas também estão entre os conteúdos mais interessantes.

5. Melhore seu ranqueamento: Para que seu perfil seja facilmente encontrado em sites de buscas (ou na própria pesquisa do Pinterest) é essencial que você cadastre palavras-chave em cada postagem. Estas devem ser totalmente relativas ao seu conteúdo. Além disso, uma boa descrição também complementa a experiência e ajuda na procura do usuário. Nela, você pode precificar seu produto ou serviço e incluir link para compra. Desta maneira, suas imagens são automaticamente incluídas na categoria “presentes”, que é um tipo de catálogo virtual.

6. Fique de olho: Atente para a ferramenta de métricas disponibilizada pelo Pinterest. Desta maneira, você verifica o número de acessos à sua página. Outra prática interessante é cuidar do que seus concorrentes têm feito na rede. É possível aprender não só com os acertos, mas também com os erros.

Fonte: Revista EXAME

Postagens Relacionadas