Como implementar um plano de marketing digital

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As novas tecnologias e a velocidade com que a informação flui em torno dos mercados, é necessário estabelecer estratégias de comunicação através da Internet para facilitar a interação com prospects, clientes e fornecedores através de um plano de ações para ajudar a alcançar os objetivos de negócios e posicionamento da marca.

Uma pequena nota:
Não pretendo com este artigo fazer uma aula de marketing cheia de teoria. O que pretendo realmente, é, tentar transmitir o potencial de um plano de marketing digital, e como ele pode dar um novo rumo ao seu negócio, ao seu site ou blog, ou a futuros projetos.

Fases do plano de marketing digital

  1. Análise dos antecedentes da marca e mercado corporativo.
  2. Determinação de atributos que influenciam na percepção de valor da marca e produtos.
  3. Definição de metas de plano de marketing digital.
  4. Formulação de plano de ação com indicadores de desempenho.
  5. Quando controle dos processos.

Algumas das soluções derivadas a partir do plano de marketing digital

Como maximizar o tráfego qualificado para seu site?

Ações em um site devem ser dirigidas no sentido de aumentar a exposição de seu conteúdo on-line, seja através de campanhas publicitárias patrocinadas (CPC) ou busca natural (SEO), ambas as atividades destinadas a levar o site o maior volume possível de tráfego qualificado. Como maior o volume de visitantes qualificados, maior será o volume de interações comerciais.

Há muitas maneiras de promover o seu conteúdo em mídia social. Uma forma seria a de iniciar um diálogo sobre um tema de importância para seus seguidores no Twitter. Escolha uma data e hora para falar, e cria um bate-papo exclusivo utilizando hashtag. A hashtag é dupla: primeiro, alerta seus seguidores do Twitter para a conversa está ocorrendo, e também serve para monitorar os resultados.

Como estabelecer uma comunicação interativa com o seu mercado-alvo?

É muito importante definir ações em mídias sociais, construir uma comunidade com interesses comuns à identidade da marca. É necessário gerenciar essas comunicações em tempo útil e transmitir ao nosso público-alvo conteúdo relevante e de confiança. É ideal para canalizar a percepção do consumidor sobre sua marca, a notificação de atividades da organização, atividades promocionais, a motivação para comprar.

Você também pode criar aplicações interativas para o Facebook e outras redes sociais que maximizam o impacto de uma determinada campanha ou integrar efetivamente as ações sociais com a funcionalidade de negócios e informações dos nossos sites.

Como aumentar a taxa de conversão para a ação?

É essencial otimizar a usabilidade do site e páginas promocionais para aumentar as taxas de resposta a uma oferta ou ação integrada de conteúdo: registro, contato de compra, ou de referência. Deve minimizar os passos necessários para produzir uma ação e estabelecer o fluxo ideal de conteúdo do usuário para o mais frequentemente para assim alcançar a ação desejada.

Como adicionar mobilidade para a difusão do nosso conteúdo web?

Dispositivos móveis: Smartphone, Tablets, IPAD estão sendo cada vez mais utilizado para navegar na Internet. Assim, torna-se evidente a necessidade de que as versões tradicionais ganhem uma versão móvel e soluções que agreguem valor na interação com nossos usuários.
Como manter seus clientes a par dos últimos desenvolvimentos na sua empresa e marca?

Comunicação personalizada é uma estratégia que permite um canal de comunicação através de newsletter voltado para clientes, prospects e fornecedores. A divulgação de boletins é ideal para compilar as últimas notícias impactando o seu negócio e passivamente, em lembrança da sua marca.

Fonte: Bruno de Souza

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