Como fazer marketing com baixo orçamento?

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Sua marca precisa se posicionar e seu orçamento já está muito ajustado? Isso pode ser um limitante para as suas ideias, mas não para a sua criatividade. Gostaria de apresentar algumas estratégias e alternativas para estar na boca de todos. Na América Latina, os orçamentos não são os mesmos do primeiro mundo, por isso imaginação e invenção são fundamentais na hora de desenvolver estratégias e táticas de marketing de baixo custo e alto ROI. É aí onde conceitos como marketing de guerrilha e marketing viral entram em jogo. Apresentarei distintas ideias que servirão como inspiração para a sua próxima campanha.

Marketing online ou offline?

É evidente. A linha entre o mundo online e o offline está cada vez mais apagada. É por isso que devemos estabelecer nossa estratégia de marketing de forma integral. Cada uma das ações que definamos deve estar relacionada nos demais meios que integram o mix comunicacional. Dessa forma, cumpriremos com o nosso objetivo, já que se trata de posicionar nossa marca, estimular as ventas ou promover um novo produto.

Algumas ideias inspiradoras e recursos

Manifestação Positiva: As manifestações ou cortes de ruas podem ter má fama em certos contextos, mas temos a certeza de algo… não passam despercebidos. Você se animaria a reinventar o conceito realizando uma marcha na porta do seu negócio “protestando” pelo excelente serviço que fornecem ao cliente?

Prêmio ao CLIENTE do Mês: Fidelize seus clientes mais fieis, dando prêmios com descontos especiais e produtos sem taxas. Difunda-o em sua página do Facebook e estimule ao resto de seus clientes a seguirem os mesmos passos.

Destaque sua Presença em Eventos: Gere alianças estratégicas em eventos relacionados com o seu público objetivo e distribua merchandising entre os participantes com o logotipo e com informações de contato.

Concursos originais: Organize concursos fora do comum aproveitando o poder de difusão do e-mail marketing (recomendo Doppler, Virtual Target e Mail Sender, entre outros) integrado com as redes sociais. Por exemplo, você pode fazer com que seus clientes enviem fotos usando seu produto em lugares estranhos. A personalização, a penetração e o altíssimo ROI fazem do e-mail marketing um canal de comunicação excelente e a um baixo custo. Maximize a viralidade de sua campanha, incorporando o botão de recomendação e links às principais redes sociais.

Memes: Aproveite a popularidade e a viralidade desse tipo de conteúdo, especialmente entre o segmento jovem, e coloque-o para funcionar a serviço de sua marca. Peça que criem seus próprios memes, mencionando positivamente a sua marca nele através da ferramenta Quick Meme.

Trending Topics: Através de seu usuário no Twitter, gere um trending topic próprio a partir de uma notícia relevante ou um tema interessante para o seu público objetivo. Acesse os trending topics mais importantes de todo o mundo através do Trendsmap.

Infográficos: Difunda a informação interessante para seus clientes e potenciais clientes, posicionando-se como líder de opinião através de infográficos. As pessoas vão dar valor compartilhando com suas redes de contatos, ação que gerará links que levam ao seu site. Sites como Easel.ly tornam isso possível sem a necessidade de contar com um designer gráfico!

Redes Sociais: Ninguém mais se surpreende com a capacidade viral das redes sociais como Twitter, Facebook ou YouTube. Sejam grandes ou pequenas, as redes sociais têm proporcionado às empresas um excelente meio de comunicação no momento de posicionar marcas.

A criatividade é a chave

As ações de marketing de guerrilha de maior sucesso são as que conseguem levar às redes sociais aquelas que acontecem inicialmente no mundo “real”. O público interage não somente através de seus sentidos, mas também através de suas câmeras!

Por último, não se esqueça de que para que essas ações sejam efetivas, é imprescindível definir com clareza o seu público objetivo. Foque-se no emocional das pessoas, seja consistente, integre todos os seus canais de comunicação e desenvolva ao máximo a sua criatividade.

Fonte: Imasters

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