Cadbury inova em comercial que viralizou na web

Olá alunos e leitores, esse é o nosso primeiro post sobre Marketing na Web e para começar bem trazemos uma campanha de E-marketing que ocorreu em 2007, mas marcou a história do Marketing na Web.

História da empresa

A Cadbury é uma empresa Européia que atua no ramo de doces desde 1905 (Babaloo, Halls e Tridents são alguns dos seus produtos) e tem como um dos principais produtos um chocolate chamado Dairy Milk que é sucesso na Europa.

Motivo para a campanha

O chocolate Dairy Milk estava há algum tempo caíndo em vendas e por isso a Cadbury decidiu investir pesado (10 milhões de libras) para não permitir que seu produto morresse.

Abaixo iremos mostrar o vídeo que era transmitido como propaganda do chocolate:

O marketing viral

A Cadbury então convidou o argentino Juan Cabral para produzir um vídeo para a internet que mudasse a realidade das suas vendas e ele decidiu fazer um vídeo inusitado. Confira:

Resultado

O vídeo teve milhões de acessos e várias pessoas (clientes) decidiram inserir suas próprias músicas e fazer uma montagem própria e isso se espalhou pela Web e mudou a situação das vendas do Dairy Milk. Abaixo deixamos os links de algumas dessas montagens.
Eclipse of the Heart
Nirvana

Detalhes

Os clientes que prepararam as montagens fizeram questão de deixar a marca da empresa no final do vídeo, coisa que eles poderiam ter cortado no vídeo.

Deixo como lição o fato de que a criatividade é um fator decisivo para qualquer tranformação, seja no que for. Como sempre ouvimos falar: “não adianta querer mudar e continuar fazendo a mesma coisa”.

Tarciso

Postagens Relacionadas